Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Persistência é essencial para passar em concurso

A- A+

Estabilidade e bons ganhos financeiros são objetivos de quem busca passar em concurso público. Mas esse sonho exige um longo caminho de estudos e persistência. Lembre-se: mesmo que leve tempo e não dê certo na primeira tentativa, é importante não desistir. Por isso, reunimos abaixo alguns dos principais passos para você alcançar a aprovação.

É preciso foco e boa administração do tempo. Foto: iStock, Getty Images

É preciso foco e boa administração do tempo. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para ter sucesso no concurso

1. Planejamento

Ao decidir seguir o rumo de estudar para concursos, o conselho do portal gratuito Tudo Sobre Concursos inicia pela definição de um objetivo final. Ou seja, realize provas que podem ajudar a controlar o nervosismo e conhecer os métodos utilizados na formulação de perguntas, mas tenha foco em cargo com características específicas. Para escolher, analise quais funções se adequam melhor ao seu perfil, o local da vaga e também o valor do salário.

2. Método de estudo

Definir o seu método de estudos é um fator primordial para passar em concurso. Se você tem três horas de estudo por dia, programe exatamente o que você fará nesse período.

“Em todo o guia, há sempre um misto entre estudo de teoria e de exercícios. Além de impedir a monotonia, este esquema ajuda o aluno a aplicar de modo concreto seu conhecimento abstrato”, explica o diretor acadêmico do portal Questões de Concursos, Fernando Bentes.

Bentes usa o exemplo das provas da Polícia Rodoviária Federal para dar uma dica de como selecionar os materiais de estudo. As questões respondidas devem ser retiradas das últimas provas  do órgão e da mesma banca que organizará o concurso. Esse é um meio de testar seu conhecimento, conhecer o estilo das perguntas e saber como responder elas de forma mais apropriada.

Quer mais organização? Crie uma planilha com as matérias que serão estudadas a cada dia e separe um tempo específico para cada uma delas. A medida em que os estudos avançam, fica mais fácil dimensionar essas divisões. Não esqueça de programar um tempo para simulados e revisões.

3. Disciplina

Disciplina é essencial para quem deseja passar em concurso. Assim que você estabelecer datas e horários para o estudo, cumpra-os, mesmo que seus amigos batam na sua porta com convites irrecusáveis. Por isso, ter esforço e dedicação é a melhor forma de conquistar a vaga esperada.

4. Cerque-se de um ambiente positivo

Disciplina não significa, porém, que você precisa dedicar todo o seu tempo para aprender os conteúdos. É essencial que você aproveite bem o seu tempo de lazer. Não deixe de marcar encontros com seus amigos após o horário de estudos e aproveite sempre para relaxar a cabeça. É importante ter uma folga em que você não pense apenas no próximo concurso.

Também é preciso que você tenha um ambiente familiar favorável e que respeite a sua escolha. O período de estudos pode ser de muitos sacrifícios, incluindo financeiros. Então, é importante que não haja uma forte pressão para que você passe logo.

Proteção nas ruas

Com a preocupação de passar no concurso, não é difícil se distrair nas ruas e ter a bolsa roubada. Quer mais segurança? A Vivo oferece o Seguro Proteção Urbana, que garante, desde que pago o prêmio, uma indenização ao segurado em caso de roubo ou furto qualificado de sua bolsa ou pasta. Saiba mais:

> Seguros para seus bens: Proteção da sua bolsa ou mochila
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
como conseguir desconto na compra de livros
como lidar com a avareza
como conseguir desconto em faculdade particular
lareira em apartamento