Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 6 dicas para conseguir emprego em outra cidade

A- A+

Seja por conta das dificuldades no mercado de trabalho ou mesmo por vontade de adquirir novas experiências, saber como conseguir emprego em outra cidade pode ser importante. Afinal, essa também é uma oportunidade de turbinar o currículo.

Se você está nessa busca, entenda que há alguns passos básicos que podem servir como um atalho para o sucesso. Clareza na abordagem é apenas uma das dicas.

Apps ajudam a conseguir emprego em outra cidade

Fazer bom uso dos canais online é uma das principais dicas para conquistar vaga. Foto: iStock, Getty Images

Como conseguir emprego em outra cidade

Quer conseguir emprego em outra cidade? A consultora de carreiras da Produtive, Karine Prestes, dá algumas dicas para ter sucesso nessa empreitada. Confira:

1. Capriche no currículo

Se você já teve experiência de trabalho em outras cidades, estados ou países, deve evidenciar isso no currículo. Coloque a cidade na qual trabalhou, ao lado do nome da empresa. Assim, o contratante pode perceber sua familiaridade com questões de mudança de cidade e encarar esse fato como positivo.

2. Atenção ao e-mail

Caso não possua essa experiência (mas exista a possibilidade) melhor que esse item não seja colocado no currículo. Mas você pode sinalizar a intenção no corpo do e-mail, na hora de enviar os seus dados ao recrutador.

Também é interessante fazer a menção no LinkedIn, que é uma rede social mais profissional. Faça isso no campo de oportunidades que o profissional está procurando (dentro da descrição do perfil).

3. Reforce ou justifique o interesse

Se a mudança for motivada por uma questão pessoal ou profissional, independentemente da empresa, é interessante reforçar esse fato. Você pode dizer algo como “tenho especial interesse em residir na cidade, pois além dos interesses profissionais, minha família mudou-se para a região no início deste ano” ou “busco oportunidades de trabalho neste país, pois estou iniciando um programa de estudos de aperfeiçoamento em projetos na universidade tal”.

Quando não há um motivo específico, também é importante reforçar que não possui impedimentos ou dificuldades em assumir um projeto profissional em outra cidade, mesmo que não tenha foco em alguma região.

4. Prefira empresas com várias filiais

Empresas que possuem unidades em diversas localidades, ou atuam de forma globalizada, geralmente são mais abertas a contratar profissionais de outras cidades. Há também as organizações voltadas a determinados nichos do mercado, precisando captar profissionais pela formação, estando dispostas a contratar pessoas de diversas localidades.

5. Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia, há muito mais facilidades na hora de contratar alguém que mora longe. A começar por recursos como o Skype, que permite conversar em tempo real por vídeo.

A rede social LinkedIn, focada na área profissional, também permite divulgar o currículo e contatar empresas dentro de sua área de interesse, sem a necessidade de viajar no primeiro momento.

Algumas empresas custeiam o deslocamento dos profissionais, mas o mais comum é que o profissional arque com esta despesa.

6. Conheça a cidade antes

Independentemente dos custos, é ideal que o candidato conheça a cidade onde fica a empresa antes de assumir qualquer projeto no local. É importante para a tomada de decisão e medir os aspectos do estilo de vida que terá que adotar se fizer esse deslocamento. Se depender apenas do contato virtual, seu julgamento pode ser equivocado.

Você vai se interessar por:

Economizar é preciso

Para realizar seus sonhos, é importante economizar. Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para conseguir emprego em outra cidade? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria