Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 6 boas dicas para comprar uma impressora sem errar

A- A+

Elas podem ser jato de tinta, a laser, multifuncional (desempenhando também o papel de scanner), com tecnologia wireless e até 3D. Com tantos modelos diferentes, ter dúvida sobre qual opção escolher é natural. Para não errar, confira neste artigo seis dicas para comprar uma impressora e fique com aquela que melhor atende à sua necessidade.

Seguiu dicas para comprar uma impressora

Primeira providência para escolher impressora é conhecer o seu perfil de uso. Foto: iStock, Getty Images

6 dicas para comprar uma impressora

Você sabe que itens deve considerar ao escolher uma impressora nova? Perfil do usuário, conectividade, preço e durabilidade são alguns deles, mas não são só esses. Veja o que levar em conta antes de comprar a sua.

Perfil do usuário

O primeiro ponto a se observar é quais são suas reais necessidades e o que você espera de rendimento do novo equipamento. Com que frequência pretende usar a sua impressora? Pouco ou muito? A velocidade da impressão é algo importante para a sua decisão? Essas são perguntas que precisam ser respondidas para se traçar o perfil do usuário e facilitar a sua escolha final.

Preço

O preço está atrelado a diversas variáveis. Marcas, tipo de impressão e funcionalidades são alguma delas. Um comparativo de impressoras no final pode ajudar, mas antes é importante levar em conta alguns outras questões que pesam no valor do produto.

Por exemplo, os modelos. As impressoras jato de tinta são consideradas mais baratas, de boa qualidade e possuem cartuchos com preços acessíveis. Cada cartucho imprime em torno de 200 folhas. Já as impressoras a laser, por sua vez, têm alta capacidade, mas costumam ser mais caras.

As multifuncionais, por sua vez, reúnem em um só produto funções como impressão, scanner e cópia. Este tipo de equipamento também possui divisão entre laser e jato de tinta, sendo a primeira mais indicada para usuários que imprimem grande volume de páginas e precisam de rapidez. A segunda funciona melhor para uso doméstico e mais eventual

Conectividade

As conexões USB e Wi-Fi são as mais comuns. Para quem pretende conectar o equipamento ao PC de mesa, a melhor escolha é a entrada USB. Quem utiliza notebooks ou tablets deve optar por impressora com conexão Wi-Fi, que podem se conectar à internet. Modelos mais recentes têm contado com o sistema NFC, funcionando somente com a aproximação física dos dispositivos.

Durabilidade

Os fabricantes costumam oferecer um ano de garantia a impressoras, mas é possível estender esse prazo. É importante também observar o número de impressões que o aparelho realiza e seu ciclo mensal – o pico que o equipamento suporta sem sofrer danos. O ideal é utilizá-lo abaixo desse limite, caso contrário, a vida útil do produto pode ficar comprometida.

Assistência técnica

As marcas não são escolhidas apenas pelo tempo de garantia e o preço final. A definição pelo fabricante também deve ser conforme a disponibilidade de assistência técnica no Brasil. Isso vale para o caso de necessidade de reparos ou suporte. As marcas mais conhecidas do segmento costumam oferecer esse serviço em todas as regiões do país. Em seus sites, é possível verificar os endereços das autorizadas.

Compatibilidade

Por fim, é bom verificar a compatibilidade da sua impressora. Boa parte dos equipamentos são adaptados para funcionar automaticamente no ambiente Windows. Eles também possuem o CD de instalação com os drivers necessários para o funcionamento do equipamento com esse sistema operacional.

Se você não for usuário da Microsoft, verifique se a sua impressora é compatível ao seu sistema, para evitar assim uma compra desnecessária.

Você vai se interessar por:

Encontre impressoras no Vivo Compras

Antes de comprar a sua nova impressora, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para impressoras

Gostou das dicas para comprar uma impressora? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico