Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 usos para comando de voz em smartphones

A- A+

O investimento em tecnologia que é feito pelas empresas que produzem smartphones têm uma função principal: facilitar a vida do usuário. O comando de voz dos aparelhos é uma das muitas funções que buscam dar mais comodidade ao cliente e que facilitam o acesso a algumas informações e aplicativos do aparelho. Android e iOS, principais sistemas operacionais de smartphone, são pioneiros no serviço.

A facilidade do comando de voz

A praticidade é a principal característica e vantagem do comando de voz. Como ele não necessita que você utilize as mãos para abrir os aplicativos, reproduzir áudios e até mesmo fazer digitações, a função permite que você utilize o telefone mesmo quando está fazendo outras coisas. Está cozinhando e quer escutar uma música? Basta que você peça ao telefone para reproduzir a faixa desejada.

Comando de voz facilita a vida de usuários de smartphone. Foto: iStock, Getty Images

Comando de voz facilita a vida de usuários de smartphone. Foto: iStock, Getty Images

Mas é a acessibilidade a característica que faz do comando de voz uma opção tão importantes nos telefones. Pessoas com deficiências, restrição de visão ou baixa mobilidade podem sentir dificuldade de utilizar o aparelho em seu modo tradicional. Quando o aparelho se adapta à necessidade da pessoa, ele expande as oportunidades de contato e de atividade para esses usuários.

O iOS, sistema operacional do iPhone, conta com possibilidade de adequação de todo o aparelho. Abrangendo deficiências visuais, auditivas, físicas e motoras, além de dificuldade de aprendizagem, é possível adaptar tamanho de fonte, modo de reprodução dos áudios, inverter cores, modificar símbolos, além de criar na tela um botão de acesso rápido aos principais aplicativos.

Comando de voz: principais usos

  • Lembrete

Na correria do dia a dia é comum esquecer-se de algum compromisso ou atividade. Os serviços de comando de voz dos smartphones ajudam você nessa tarefa de organização. Basta que você peça a ele para lembrar do evento, que acontecerá em tal dia e em determinada hora. Você pode também definir quando quer receber o lembrete.

  • Navegação

Uma das grandes vantagens dos smartphones é unir os dados da internet, com a inteligência dos sistemas operacionais, para suprir necessidades. A navegação por GPS, por exemplo, revolucionou a mobilidade das pessoas. Se estiver no trânsito e não souber qual rota seguir, peça ao telefone que lhe leve até o endereço desejado pela rota escolhida, seja a mais curta ou menos movimentada.

  • Comunicação

A função básica dos telefones, desde sua criação, é facilitar a comunicação entre as pessoas. Mas nem sempre ela é tão rápida quanto você precisa. E é nesse ponto que o comando de voz se torna útil. Com um simples comando de “ligar para” ou “enviar mensagem para”, seguido do nome da pessoa, você pode entrar em contato com a pessoa, sem precisar abrir os aplicativos ou digitar senhas.

  • Leitura

Ler emails e mensagens também é uma das funções do comando de voz e se torna muito importante para os usuários dos programas de acessibilidade. Pessoas com baixa visão ou que não conseguem enxergar podem pedir ao telefone que leia seus emails ou mensagens SMS em voz alta. O serviço de digitação por voz garante que também seja possível responder às mensagens.

  • Reserva

Entre os sistemas operacionais, existem algumas diferenças nas funções que o comando de voz executa. Um diferencial da Siri, a voz do iPhone, é a capacidade de fazer reservas em restaurantes ou hotéis. Em inglês ou português, o usuário pede ao telefone que verifique quais os locais que possuem reservas disponíveis para a data e o horário desejados. O aparelho exibe uma lista e você só precisa escolher a opção preferida.

A segurança do comando de voz

O comando de voz também dá mais segurança ao uso do aparelho. Não apenas em questões de queda, já que quando você está com as mãos ocupadas pode não conseguir segurar o telefone com firmeza, ou no trânsito, em que você pode manter a visão no que está acontecendo e ainda executar alguma ação necessária. Ele também evita situações de violência.

Você não precisa expor o seu telefone para utilizá-lo. Somente com a voz, ele responde aos seus comandos, sem que você aumente os riscos de roubos e furtos. Mas ainda assim, é importante garantir que você sofra os menores prejuízos possíveis em casos de assalto. É para isso que servem o Seguro Proteção Celular da Vivo. Com o pagamento mensal do seguro, o serviço cobre o valor do aparelho furtado e diminui os danos materiais causados pelo furto.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado