Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 tendências do mercado de trabalho no Brasil

A- A+

O mercado de trabalho no Brasil está em constante transformação. Novas exigências e necessidades surgem. Com o passar do tempo, profissões se adaptam ou desaparecem e outras nascem. Novas tecnologias criam demandam e tendências profissionais e transformam o modo como trabalhamos. Não trabalhamos hoje como trabalhávamos há dez anos. Não nos comportamos hoje no trabalho como nos comportávamos antes.

Essas mudanças não acontecem de uma hora para outra, mas, quando menos esperamos, o mercado de trabalho é outro. Acompanhe a seguir algumas tendências que devem transformar ou já transformam o modo como trabalhamos.

mercado-de-trabalho-no-brasil

Novos ramos são promissores na busca por emprego. Foto: iStock, by Getty Images

Mercado de trabalho no Brasil: questões de tempo e espaço

1 – Uma tendência bem evidente é que o mercado de trabalho está cada vez mais flexível e menos limitado a questões de tempo, espaço e empresas.

O emprego estável está sendo substituído, aos poucos, pelo empreendedorismo. As regras de trabalho se aplicam menos a empresas e escritórios formais e construir uma carreira com trajetória linear e previsível é cada vez mais raro.

2 – Os avanços tecnológicos são, em parte, responsáveis por essas mudanças. É graças a eles que a linha que separa o trabalho da vida social e de lazer está ficando mais tênue.

Em geral, essa tendência de um novo mercado de trabalho no Brasil  afeta diretamente a forma como trabalhamos e vivemos. Somos cada vez mais absorvidos pelo trabalho, presente 24 horas por dia, sete dias por semana em nossa vida. Isso quer dizer que podemos trabalhar a qualquer hora e de qualquer lugar.

Isso afeta, principalmente, a ideia da rotina de trabalho em horário comercial. O trabalho remoto ou home office, termos distintos que versam sobre a mesma questão (trabalhar longe do escritório), deixaram de ser exceção e podem se tornar regra em um futuro não muito distante.

3 – O crescimento de espaços de co-working é outra tendência do mercado de trabalho atual. Nesses lugares, profissionais de diferentes áreas trabalham juntos e separados trocando experiências e transformando o antigo ambiente empresarial em algo menos corporativo e mais criativo.

Além de serem estimulantes para a criatividade, os espaços de co-working seguem uma tendência atual de transformar o ambiente de trabalho em algo menos formal e mais confortável e humano.

Um novo mercado de trabalho está chegando

4 – O conceito de emprego formal está perdendo espaço para a ideia do profissional que trabalha como freelancer. Nessa nova configuração, importa menos o local de trabalho e mais o projeto que está sendo desenvolvido.

Pesquisas relevam que essa tendência causa divisões no mercado de trabalho. Enquanto parte dos profissionais freelancers se sentem livres e felizes com essa nova forma de trabalho, outra parte sente falta da segurança de um emprego formal em período integral.

5 – O novo mercado de trabalho exige atenção constante 24 horas por dia, sete dias por semana. Mesmo atividades de lazer podem ganhar relevância profissional dentro desse novo universo.

Isso implica, basicamente, na monetização e otimização dos tempos livres e de lazer. Amizades ganham um novo termo: networking; e redes sociais viram extensões involuntários dos currículos, por exemplo.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria