Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 dicas para ter sucesso nos negócios

A- A+

Tirando altos executivos de grandes empresas e outros casos de exceção, um profissional assalariado pode até ganhar o suficiente para ter uma vida confortável, mas haverá sempre um limite, mesmo para os mais dedicados. A saída, para quem é mais ambicioso, é empreender. Ao obter sucesso nos negócios, é possível garantir estabilidade financeira para si e para a família em pouco tempo.

A perspectiva de bons rendimentos com uma empresa de sucesso não é o único fator motivador. É comum que pessoas criativas e proativas, que procuram a melhoria constante no seu trabalho, sofram com a falta de visão de seus superiores ou as limitações do cargo que ocupam. Ao gerir o negócio próprio, ganha-se a liberdade de poder testar quaisquer ideias que se tenha.

Homem festeja sucesso nos negócios

Conhecer bem o seu público-alvo é um dos segredos para ter sucesso nos negócios. Foto: iStock, Getty Images

Como ter sucesso nos negócios?

Não é difícil convencer ninguém de que gerir uma empresa bem-sucedida é excelente. Mas até chegar a esse patamar, muito trabalho é necessário. Quer saber como ter sucesso nos negócios? Confira as cinco dicas abaixo e coloque os ensinamentos em prática.

1. Inove fazendo o simples

Tudo começa com uma ideia. Você não precisa criar uma nova tecnologia ou inventar um serviço novo. Muitas vezes, apenas melhorar o que já existe, combinando canais, públicos, produtos e serviços, pode dar origem a uma empresa de sucesso.

Duas das principais startups do mundo, por exemplo, fizeram isso. O aplicativo Uber reinventou o serviço de transporte urbano com um aplicativo para smartphones, enquanto o site Airbnb ofereceu um sistema que facilita o aluguel de imóveis por temporada pela internet. As duas empresas têm valor de mercado bilionários.

2. Conheça o público-alvo

Tão importante quanto – talvez até mais – ter conhecimento sobre cada detalhe da área de atuação e do produto ou serviço comercializado, é conhecer o público. Até os anos 1950, empresas pensavam prioritariamente no seu produto, sem dar muita atenção ao que consumidor tinha a dizer.

De lá para cá, muita coisa mudou, a concorrência aumentou e as marcas que não tentam entender quais os principais perfis dos seus clientes está fadada ao fracasso. Aproveite os canais online e, para ter sucesso nos negócios, procure saber tudo sobre a mentalidade do seu público-alvo, para atender com mais eficiência seus desejos.

3. Entenda de dinheiro

Você pode ser o maior gênio do mundo na hora de ter ideias e desenvolver produtos, mas, se não souber fazer as escolhas corretas quando o assunto é dinheiro, não terá sucesso. Para fazer um bom planejamento, fluxo de caixa e buscar investidores, é preciso conhecer técnicas e conceitos de vendas, gestão e contabilidade. Sem isso, a intuição é inútil.

Não tente burlar as leis com gambiarras legais para pagar menos impostos, faça tudo certinho e pague bons profissionais para auxiliar na contabilidade e gestão financeira da companhia. Para arranjar capital e fazer o negócio crescer, ao conversar com possíveis investidores, procure responder como o investidor terá retorno sobre o dinheiro que aplicou.

Você vai se interessar por:

4. Invista em marketing inteligente

Cada vez mais a tendência é um marketing orgânico, que ofereça valor para o cliente já na própria comunicação. Ou seja, muito mais do que que apenas dizer que seu produto é melhor, você precisa produzir conteúdo de qualidade, provando que conhece do assunto, que é uma referência na sua área de atuação.

Redes sociais, blogs, vídeos e um bom trabalho de assessoria de imprensa são fundamentais para isso. Mas lembre-se que isso não exclui o mix de marketing. Continue diversificando o investimento em outros canais, como anúncios, merchandising e até mídias como o frontlight, para reforçar a marca.

5. Aprenda a contratar

Por mais produtivo que o gestor seja, cedo ou tarde ele vai se dar conta que não conseguirá abraçar o mundo. Ou seja, é necessário delegar as tarefas. A única maneira de garantir a qualidade nas entregas que não são feitas por você é contratando profissionais qualificados.

E tão importante quanto montar uma boa equipe de trabalho é mantê-la. Retenha seus talentos com uma boa remuneração, plano de carreira e ambiente estimulante.

 

Seguindo essas cinco dicas muito simples, você estará pronto para ter sucesso nos negócios. Boa sorte! Se gostou do artigo, compartilhe o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais.

como aumentar a produtividade
como empreender no setor público
franquias baratas para investir em 2016
Loja de ferramentas
Sabem como abrir uma startup
Eles sabem como tornar o dia mais produtivo