Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 dicas para economizar com o aluguel

A- A+

A última edição da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 92% da renda mensal dos brasileiros é gasta com despesas fixas. Desse valor, 30% é despendido com o aluguel. Um ônus excessivo, que mostra que o brasileiro ainda precisa de algumas dicas para economizar com moradia e ter um dinheiro extra para investir em outros itens.

dicas-para-economizar

Um dos pontos a serem analisados para o aluguel é se o espaço supre suas necessidades. Foto: iStock, by Getty Images

Dicas para economizar: a busca pelo aluguel barato

Quem precisa arcar com a despesa do aluguel paga valores altos. Descobrir e colocar em prática algumas dicas para economizar com os custos de moradia pode ajudar essa parcela da população.

  • Pesquisa

Antes de realizar qualquer tipo de investimento, a etapa mais importante é a de pesquisa. Liste quais são os bairros em que você moraria e, a partir daí, comece a pesquisar os valores médios dos aluguéis nessas regiões. A localização do imóvel costuma ser um dos principais fatores de valorização do preço.

  • Espaço

Outro ponto que pode ser observado é a estrutura de que o imóvel dispõe. Você não precisa de apartamentos com muitos cômodos e áreas extensas se vai morar sozinho, por exemplo. A ideia é que você encontre um espaço que possa suprir suas necessidades, mas adaptar-se ao que sua condição financeira permite é uma das mais importantes dicas para economizar.

  • Pagamento

O Procon considera que estar atento ao valor de pagamento faz parte da lista de dicas para economizar. O órgão indica que o inquilino deve negociar ao máximo com o locador. Quando a negociação chegar ao fim, é possível tentar conseguir mais algum desconto pagando as primeiras parcelas do aluguel à vista. Isso pode fazer diferença no valor final.

  • Divisão

Se o valor do aluguel ainda ficar muito além do que você está disposto a pagar, sempre existe a possibilidade de dividir o espaço com outra pessoa. Amigos ou namorados, você pode encontrar alguém que esteja disposto a morar no mesmo imóvel, o que se torna uma experiência barata e válida se ambos souberem conviver em harmonia.

  • Legislação

Também é indicação do Procon que o cliente esteja sempre atento às mudanças nas leis de aluguéis e nos valores dos contratos de indexação, para que nenhuma das partes acabe sofrendo com possíveis falhas.

Dicas para economizar além do aluguel

Mas nem só de aluguel barato vive a economia da família no final do mês. Mesmo que você economize muito no valor do imóvel, se acabar morando em um bairro mais distante do seu trabalho precisará gastar altos valores com transporte. No balanço final, o resultado pode acabar saindo mais caro do que você pensava.

O brasileiro gasta com transporte o mesmo percentual do orçamento que destina à alimentação, indica o IBGE. Procurar um emprego perto de casa ou mudar-se para uma região mais próxima ao seu trabalho pode ser uma vantajosa dica para economizar. A facilidade de mudar de endereço é um dos benefícios de quem mora de aluguel.

Gostou das dicas para economizar com aluguel? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
sair da casa dos pais
como abrir uma academia de ginástica