Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas para comprar caminhonete

A- A+

Está pensando em comprar uma caminhonete, mas ficou na dúvida entre os diversos modelos oferecidos no mercado? Saiba que a primeira decisão a ser tomada é a utilização que você dará ao veículo, pois ela influencia nas características que precisam ser consideradas na hora de fechar o negócio.

Caminhonete para passeio

No Brasil, as caminhonetes são utilizadas de duas formas principais: como veículo de passeio ou trabalho e carga. Se você se encaixa na primeira opção, os quesitos a serem considerados são basicamente os mesmos que devem ser observados na compra de um utilitário esportivo.

Dentre eles, o diretor comercial da Webmotors, Thiago Andrade, destaca a lista de equipamentos de série e opcionais, as condições do conjunto mecânico, da carroceria e do interior do veículo. Caso a opção seja por um usado, é importante também buscar um histórico do veículo e verificar se ele era utilizado para transporte de itens pesados, que possam ter desgastado os componentes da caminhonete.

Caminhonete

Ao escolher sua caminhonete, é fundamental decidir qual será o uso dela no seu dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

Caminhonete para trabalho

Mas se o que você quer é um veículo para trabalho ou carga, que permita, por exemplo, transportar os itens utilizados na manutenção de sua chácara, Andrade indica que os principais itens a se observar são o tamanho da caçamba e a capacidade de carga, que informa o peso máximo a ser transportado.

Enquanto picapes menores carregam até 500 quilos, as de tamanho grande costumam suportar o dobro do peso. Ao desconsiderar essa característica, além de desgastar o veículo, o risco de acidentes aumenta de forma considerável, pois a instabilidade é maior.

Detalhes sobre a caminhonete 

“Por fim, não esqueça que o mercado de picapes no Brasil é bem diversificado, tendo opções nos segmentos pequeno e grande, com cabine simples, estendida ou dupla, duas, três ou quatro portas. Com motores a gasolina, bicombustível ou a diesel, além de câmbios manuais ou automáticos”, lembra ainda Andrade.

A opção a diesel costuma custar mais, mas é também a principal indicação para quem vai rodar por estradas difíceis e carregar peso excessivo.  Mas avalie também que, enquanto você economiza na compra, o uso de modelos movidos a gasolina costuma gerar gastos maiores na hora de abastecer e menos valorização no momento da revenda.

Assistência para imprevistos

Além de verificar todos os detalhes que envolvem a compra de uma caminhonete, é preciso estar preparado para o surgimento de problemas que não estavam previstos. Com o Vivo Multiassistência, por exemplo, você pode contar com serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. Na hora do aperto, tenha disponível socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar. É mais segurança para você.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre caminhonete? Comente!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.
Homem consertando o próprio carro e fazendo o pedido de produtos automotivos.
ipva mato grosso do sul
Deso é a companhia de água do Sergipe