Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 dicas para aprender a economizar o seu dinheiro

A- A+

Seu potencial financeiro influencia diretamente na concretização de sonhos e objetivos. Pode ser uma viagem, uma pós-graduação no exterior ou a conquista da casa própria. Não importa: em todos os cenários, economizar é preciso.

Essa é a palavra-chave para quem quer tranquilidade, fugir de sobressaltos e construir patrimônio. Para Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest, o ideal é poupar ao menos 10% da sua renda mensalmente. Com o tempo, o objetivo é chegar a 30%.

economizar

Quanto antes você cortar gastos, mais cedo poderá realizar os seus sonhos. Foto: iStock, Getty Images

Aprenda a economizar em 5 dicas

Mas, afinal, como chegar a essa porcentagem? O educador financeiro Pedro Braggio, especialista em consultoria financeira familiar, ensina que é fundamental iniciar um planejamento financeiro, capaz de permitir que você realmente conheça o seu orçamento e saiba como controlá-lo. Confira cinco passos que podem ajudar nesse processo:

1. Corte gastos supérfluos já

Você não vai à academia há três meses, mas paga religiosamente a mensalidade, como se isso fosse ajudar a entrar em forma? Você sai para comprar pão e volta para casa com a sacola cheia de guloseimas? Você vai ao shopping pagar uma conta e, quando sai, já está com outro carnê em mãos? Na saída, pegou um táxi que vai cobrar muito mais para fazer o mesmo trajeto que um ônibus faria?

Se você se enxergou nas situações acima, pare um pouco e reflita sobre onde anda investindo seu dinheiro. Cortar alguns gastos, sem drama, vai ajudar a economizar para um bem maior mais adiante.

2. Não tenha vergonha de pechinchar

Você já notou que pessoas com muito dinheiro costumam pechinchar na hora de comprar algo? Então, por que não faz o mesmo? Há um ditado popular que diz: “quem não valoriza o pouco, não merece o muito”. Isso significa que absolutamente qualquer valor que você economizar no seu dia a dia vai ajudá-lo a ficar um pouco mais perto dos seus objetivos financeiros.

3. Tenha metas e poupe para atingi-las

Você quer adquirir um carro, uma casa ou estudar no exterior? Se você já sabe o que quer ou o que terá de pagar, precisa traçar um plano para economizar um pouco de dinheiro mês a mês. Isso permitirá a você ter o suficiente para pagar à vista suas contas ou, pelo menos, conseguir um bom desconto com uma entrada maior.

4. Economize para se aposentar tranquilo

Quando o assunto é dinheiro, pouca gente consegue ter um olhar à frente. Aperte o cinto, corte gastos supérfluos e comece já a poupar entre 10% e 20% dos seus rendimentos. Tal atitude possibilitará que, no futuro, você pare de trabalhar com uma renda extra para dar um pouco mais de tranquilidade à sua vida.

5. Use planilhas para saber o quanto economizar

Se você já é um poupador, mas não sabe o que esse valor separado hoje vai render no futuro, existem diversas planilhas financeiras que ajudam a compreender o cenário atual. Elas fazem para você o cálculo de quanto é preciso separar por mês para se chegar a determinado valor quando você tiver certa idade.

> Conheça planilhas que ajudam a controlar seus gastos

Lembre-se: quanto mais tarde você começar a economizar, mais alto deverá ser o valor investido mês a mês para que você possa viver com uma renda melhor do que teria se não economizasse.

Conta corrente para economizar

Quer mais uma dica para economizar? Então, você vai gostar de saber que pode ter uma conta corrente no seu celular, que facilita os pagamentos, as compras e os saques em todas as situações – tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com o Vivo Zuum no celular, você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Que tal seguir essas dicas e começar a economizar hoje mesmo? Deixe um comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria