Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 5 aplicativos que ajudam na mobilidade urbana

A- A+

A vida moderna impõe uma rotina cada vez mais agitada. E com ela, a necessidade de uma agenda cheia de tarefas e diferentes compromissos transforma o trânsito das grandes cidades em um emaranhado cada vez mais complexo, e com menor mobilidade. Graças à tecnologia, alguns aplicativos prometem facilitar a vida de milhões de usuários de transporte público.

A mobilidade urbana em números

Conforme um estudo realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) sobre a mobilidade na cidade de São Paulo (SP), o segundo maior problema mencionado pelos usuários de transporte público é o atraso.

mobilidade

Aplicativos prometem facilitar a vida de usuários do transporte público. Foto: iStock, by Getty Images

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 13% da população do Sudeste leva mais de duas horas por dia no trajeto entre a casa e o trabalho, totalizando mais de quatro horas diárias de deslocamento. Só mesmo com a ajuda da tecnologia para melhorar um pouco a vida de quem se desloca diariamente.

Conheça os cinco apps mais usados para a mobilidade

Moovit

Traz informações como horários, tempo de chegada e alertas sobre o serviço de ônibus, trem, metrô e barcas em tempo real. Com essas informações, é possível escolher as melhores rotas. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente e a agilidade se deve ao fato de que os próprios usuários vão alimentando com informações o tempo inteiro. Está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Waze

Semelhante ao Moovit, o Waze também é um aplicativo colaborativo, ou seja, é alimentado pelos usuários em tempo real. Trata-se de uma grande comunidade de mapeamento de trânsito, com interface semelhante a um GPS, que indica o melhor caminho para o usuário e até mesmo os postos de gasolina com menor preço na sua rota. Está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Buus

Focada no transporte coletivo, essa ferramenta traz a localização dos meios de transporte e as condições de embarque. O local exato dos ônibus é permitido através do GPS dos veículos,e por isso o usuário pode fazer uma estimativa do tempo de chegada. Até o momento, o aplicativo está disponível somente no Rio de Janeiro (RJ). Está disponível para Android e iOS.

Fale Trânsito

Como o próprio nome sugere, este aplicativo funciona por comandos de voz. Para obter informações atualizadas sobre a mobilidade na sua cidade, o usuário o nome “ou partes dele” da via onde deseja transitar, e ele fala as condições de tráfego de diversas ruas e cidades do Brasil. Está disponível para Windows Phone.

Olho na Estrada

Abrangendo os estados de São Paulo e Paraná, este aplicativo é ideal para quem pega a estrada para percorrer trechos mais longos, pois fornece imagens das concessionárias das estradas. Está disponível para iOS.

Gostou das dicas para mobilidade? Compartilhe!

Pokémon Go
como economizar na limpeza
estrada elétrica
bicicleta aro 26
Pesquisando direitos do consumidor nas compras pela internet
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede