Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 razões para não ter medo de pedir CPF na nota fiscal

A- A+

Desde o início do ano, quatro novos estados brasileiros lançaram programas de inclusão do CPF na nota fiscal. Em todo o país, há pelo menos 17 iniciativas com funcionamento semelhante, incentivando a educação fiscal e oferecendo vantagens aos consumidores.

Assim como ocorreu nas demais localidades, é natural que moradores do Amazonas, Maranhão, Paraná e Piauí demonstrem alguma insegurança ao aderir aos programas.

E a razão principal da resistência parece ser o receio de que a presença de dados pessoais nos documentos fiscais sirva para espionagem pelos governos estaduais. Ou seja, assim, teriam acesso a informações privilegiadas a respeito da renda dos contribuintes.

Ao entender o funcionamento dos programas, contudo, fica fácil perceber que o pedido de inclusão do CPF na nota fiscal só traz benefícios.

Mulher fazendo compra com CPF na nota fiscal

Em todo o país, há pelo menos 17 iniciativas de inclusão do CPF na nota fiscal. Foto: Shutterstock

A inclusão do CPF na nota fiscal

Os programas estaduais funcionam, basicamente, a partir de duas premissas comuns: estimular o registro do CPF na nota fiscal ao fazer compras e oferecer incentivos para que isso ocorra. O que a varia de um projeto para o outro é a maneira na qual você pode recebe os benefícios.

Para conceder os créditos, os governos destinam uma parte do Imposto de Contribuição sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelos estabelecimentos comerciais aos consumidores que informaram seu CPF. Assim, o percentual do imposto que cabe a você é repartido de maneira proporcional aos seus gastos.

Por que não ter medo de pedir CPF na nota fiscal

Dependendo do quanto você gastou, é possível realizar resgates significativos. São milhares de reais em créditos disponíveis, somados ainda às possibilidades de receber bônus e quantias em dinheiro em eventuais sorteios.

Confira quatro vantagens que programas de inclusão do CPF na nota fiscal oferecem aos seus participantes:

1. Oferece abatimento em impostos

Uma das principais vantagens de participar desses programas é conseguir descontos nos impostos. Na Nota Fiscal Paranaense, Alagoana e na Nota Legal Rondoniense, por exemplo, você pode ser trocar seus créditos por abatimento no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Já nos casos da Nota Fiscal Carioca, NFS-e Manaus e Nota Salvador, o desconto é no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).

2. Abre portas para prêmios e sorteios

Além dos descontos em impostos, todos os programas fornecem outros tipo de bonificação. As mais comuns são os sorteios e os prêmios em dinheiro. Casos da Nota Fiscal Gaúcha, da Nota Fiscal Cidadã, no Pará, e da Nota Vitória.

3. Participa de programas de outros estados

Outra vantagem é que, mesmo que o seu estado de residência não tenha um programa de incentivo ao registro da nota fiscal, é possível participar do projeto em outros estados. A Nota Fiscal Paulista, por exemplo, oferece créditos não só para os moradores de São Paulo, mas também para qualquer consumidor que registrar o seu CPF e posteriormente se cadastrar na página do programa na internet.

4. Promove o desenvolvimento econômico

Além das vantagens para o seu bolso, os programas de registro do CPF na nota fiscal são benéficos para o desenvolvimento da economia regional, já que o consumidor se torna um fiscal e contribui para elevar a arrecadação de ICMS. Assim, também é cumprido o objetivo principal desses projetos, que é evitar a sonegação fiscal nas atividades comerciais.

Você vai se interessar por:

Exija nota fiscal: 7 motivos para solicitar o documento

Nota fiscal e comprovantes: veja por quanto tempo guardar

Gesto de solidariedade: doar nota fiscal para entidade é confiável?

CPF protegido, nome limpo

Documento fundamental para participar desse tipo de programa fiscal, o seu CPF precisa estar sempre protegido. E a melhor forma de monitorá-lo é com o Vivo Alerta CPF.

Entre as funções do serviço, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Você solicita a inclusão do CPF na nota fiscal? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças