Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 passos para conseguir poupar dinheiro apesar da crise

A- A+

Reajuste no preço da gasolina, aumento na tarifa de luz e do gás e alimentos básicos com custo acima da média. Essas são algumas das situações conhecidas do brasileiro nos últimos meses, frente ao cenário econômico atual. No entanto, apesar da crise, o consumidor pode poupar dinheiro no final do mês.

Para a educadora financeira Cintia Senna, felizmente ou infelizmente, são nos momentos de dificuldades financeiras que se consegue parar, pensar e visualizar diferentes opções de realizar as mesmas tarefas, mas com menos recursos financeiros.

Nesse sentido, a educadora recomenda uma mudança no local de compra ou na marca de costume. Quem sabe até ir um pouco mais longe de casa também pode ajudar a manter a aquisição dos produtos necessários e ainda com economia.

“Em supermercados, pode-se mudar marcas e estabelecimentos. Diria que esse é o momento de testar, trocar, experimentar”, afirma. “Quanto à energia elétrica, não deixar aparelhos conectados na tomada sem necessidade pode ajudar na economia”, completa.

Apesar da crise, o consumidor pode poupar dinheiro no final do mês.

O hábito de tirar da tomada eletrodomésticos não utilizados já ajuda na economia. Foto: iStock, Getty Images

Já em relação ao combustível, Cintia aconselha analisar todos os postos pelos quais você passa. Segundo ela, sempre há estabelecimentos com promoções para determinado dia da semana. “Quem tem carro flex, comparar os preços entre álcool e gasolina também pode ajudar na economia”, recomenda.

Como poupar dinheiro apesar da crise

Agora, para fazer com que essas atitudes gerem, de fato, uma economia substancial, é preciso adotar uma boa dose de planejamento financeiro. Confira quatro passos sugeridos pela educadora para fazer com que você poupe dinheiro apesar da crise.

Faça um diagnóstico

Durante 30 dias (se recebe salário fixo) ou 90 dias (salário variável) anote tudo o que gasta, da despesa mais ínfima ao seu maior gasto. Assim, após esse período, você pode perceber para onde seu dinheiro está indo e, com isso, identificar o que realmente é necessário, excesso ou até totalmente desnecessário.

Defina metas e sonhos

O que você vai querer realizar com o dinheiro poupado? E com que recurso vai ser possível contar com a economia gerada a partir da análise dos gastos mensais?

A educadora recomenda a escolha de, no mínimo, três sonhos em curto prazo, médio e longo prazo. Assim, é mais fácil destinar mensalmente um valor para cada um dos objetivos, tendo uma motivação maior para poupar.

Planeje seu orçamento anual

Estipule quanto receberá mensalmente, o que vai separar para cada um dos objetivos. O que sobrar será o orçamento que terá para se organizar com as contas.

Com o apontamento em mãos, poderá visualizar o que mantém e o que descarta e readequar seu padrão de vida. Nessa fase, é importante mostrar para a família que, com a colaboração de todos, os sonhos serão possíveis.

Poupe o valor planejado

Para que os outros passos funcione e você consiga poupar, é preciso, religiosamente, separar um valor assim que receber seus ganhos.

A dica é investir numa aplicação que renda juros e diminua seu esforço, possibilitando poupar mais e de forma tranquila. Também vale pechinchar descontos, utilizando o que sobrou para potencializar os juros mais longos.

Poupando apesar da crise

Economizar e aplicar bem o dinheiro poupado são atitudes essenciais. Foto: iStock, Getty Images

Você vai se interessar por:

Economize com o Vivo Zumm

Quer uma alternativa para não gastar mais dinheiro do que você deveria e aprender a economizar, apesar da crise? Conheça o Vivo Zuum, um serviço que funciona como uma conta corrente pré-paga no celular. Com ele você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Aprendeu a poupar apesar da crise? Compartihe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria