Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 dicas para ter uma aposentadoria tranquila

A- A+

Para a maioria das pessoas, a aposentadoria é aguardada como o momento de enfim descansar e aproveitar os frutos de anos e mais anos de trabalho. Mesmo que esse seja o plano, muitos esquecem que ela exige planejamento financeiro, para que não se transforme em uma fase para diminuir o padrão e a qualidade de vida.

Aposentadoria precisa ser pensada

“A maioria das pessoas nunca parou para pensar em relação a esse tema e, quando conseguem poupar, fazem isso desordenadamente, ficando com um futuro um tanto quanto incerto. Já outras pessoas estabelecem um número qualquer que acreditam ser o ideal e buscam sem nenhuma lógica”, destaca Reinaldo Domingos, educador financeiro.

Sua visão é confirmada pelos números da pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) neste ano. Os dados mostram que 57% dos entrevistados dizem não se preparar financeiramente para a aposentadoria. Desse total, 17% afirmam que dependerão apenas do dinheiro vindo do INSS.

Domingos explica que, mesmo que a previdência pública seja uma garantia, ela não costuma render uma quantia satisfatória. Por isso, o ideal é que, de forma paralela, exista um planejamento financeiro pessoal, para garantir mais tranquilidade.

Planejamento é essencial para uma aposentadoria tranquila. Foto: Shutterstock

Planejamento é essencial para uma aposentadoria tranquila, sem perder em qualidade de vida. Foto: Shutterstock

5 dicas para se preparar para a aposentadoria

Os dados da pesquisa do SPC Brasil informam ainda que 15% daqueles que não pensam no momento de se aposentar gostariam de estar preparados, mas não sabem por onde começar. Se esse é o seu caso, confira quatro dicas de Reinaldo Domingos que podem ajudar:

Trace seu objetivo

O primeiro passo é encontrar o número que se pretende atingir. Considere que o valor guardado mensalmente terá que proporcionar um ganho mensal do dobro do seu atual padrão de vida. Desse total, apenas 50% poderá ser sacado mensalmente e o resto deve ser acumulado.

Defina um prazo

Além de valores, fixe também uma data para atingir seu objetivo. Ou seja, escolha um momento a partir do qual você vai trabalhar apenas por prazer – e se quiser -, pois seus rendimentos são o bastante para levar a vida que você deseja.

Invista seu dinheiro

Investir não significa que você precisa, a essa altura, arriscar suas economias em aplicações que podem resultar em prejuízo. Uma opção, mesmo com baixa rentabilidade, é a conta poupança. Você garante que o seu dinheiro não será gasto e ainda conta com uma pequena margem de lucro.

Seja disciplinado e regular

Para que seu planejamento se concretize, é essencial que você seja fiel a ele. Ou seja, não adote ações extremas, como depositar todo o seu 13º salário ou férias para a aposentadoria e, no mês seguinte, não economizar nada. Ou pior, utilizar esse recurso quando acontecer alguma emergência financeira. O ideal é poupar pequenas quantias – que não irão influenciar no seu fluxo financeiro normal –,  mês a mês.

Mais segurança para você

Quer ter ainda mais segurança? Em parceria com a ACE seguradora, a Vivo oferece seguros de vida com diversos benefícios, como minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre aposentadoria? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
como funciona a aposentadoria por invalidez
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade