Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 dicas para pagar pelo celular com segurança

A- A+

Os serviços de mobile banking, o acesso às contas bancárias através de dispositivos móveis, está em crescimento no Brasil, mas ainda há quem tenha medo de pagar pelo celular. É que a segurança dos aparelhos ainda é uma incógnita para muitos brasileiros.

Saber como proteger seu aparelho e escolher os aplicativos corretos pode ajudar você a entrar nessa nova era da tecnologia bancária sem correr tantos riscos.

O hábito de pagar pelo celular

Segundo dados do Banco Central, 40% das transações bancárias realizadas atualmente em território nacional são feitas através de mobile banking. Desse total, 11% se referem ao pagamento de contas por dispositivos móveis – uma prova de que mais pessoas estão perdendo o medo de pagar pelo celular.

É possível pagar pelo celular com segurança.

Pagar pelo celular é prático, mas não livra usuários da exposição a fraudes. Foto: iStock, Getty Images

Como pagar pelo celular com segurança

O Banco Central admite que cresce também o número de fraudes registradas em canais de pagamentos móveis. Para garantir que você não seja uma das vítimas desses golpes, há técnicas de segurança que se aplicam não somente aos casos de pagar pelo celular, mas ao uso de smartphones em geral. Confira:

Apps oficiais

A escolha dos aplicativos através dos quais você pretende pagar pelo celular é fundamental para a sua segurança. Esse tipo de transação, assim como no computador, exige que você informe dados pessoais que dão acesso direto à sua conta. Fornecê-los a softwares não confiáveis pode ser o início de um grande transtorno.

Escolha somente o aplicativo oficial do seu banco para fazer transações móveis. Algumas instituições, como o Bradesco, exigem ainda que você entre em contato com as centrais de atendimento para liberar os serviços de mobile banking. É uma garantia extra de que ninguém terá acesso à sua conta sem que você permita.

Atualize o sistema operacional

Manter o seu sistema operacional atualizado é diminuir as chances de ficar suscetível às vulnerabilidades e falhas de segurança dos aparelhos.

Segundo a Google, isso é fundamental para a proteção do aparelho, já que as novas versões dos sistemas permitem que você controle quais os aplicativos que terão acessos às suas principais informações. É o caso do Android 6.0 Marshmallow.

Cuide dos boletos

Tenha o cuidado de conferir os números do boleto que você está pagando. Além das fraudes em DOCs bancários serem frequentes, os aplicativos fazem a leitura dos dados através da câmera.

Se ela não estiver bem estabilizada ou limpa, pode captar informações erradas e acabar enviando o valor para outra empresa quando você for pagar pelo celular.

Redes particulares

Evite usar redes de internet que sejam abertas ou de lugares públicos. Segundo a Avast, empresa especialista em segurança digital, essas redes são muito vulneráveis a ataques.

Assim, as informações que você envia podem ser roubadas facilmente por alguém que consiga acessar as transmissões de dados da conexão. Opte sempre por conexões seguras e redes fechadas.

Antivírus eleva segurança

O especialista em Sistemas de Informação, Marcelo Azambuja, lembra que os smartphones nada mais são do que computadores móveis e precisam de uma proteção extra.

Portanto, manter um programa antivírus em constante atualização no aparelho é, segundo ele, uma das maneiras mais eficazes de evitar que hackers roubem seus dados enquanto você tenta pagar pelo celular.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou das dicas para pagar pelo celular com segurança? Compartilhe!

queda do dólar
vale a pena comprar celular muito barato
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito