Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 dicas para não errar na hora de contratar seguro

A- A+

Contratar seguro sem atentar para os pontos de cobertura da apólice pode render dores de cabeça ao consumidor quando for preciso acioná-lo. O principal alerta é que os riscos que precisam ser cobertos não fiquem de fora da apólice. Nesse caso, o dinheiro gasto com o seguro será inútil e poderá fazer falta.

Por essas e outras razões, é imprescindível avaliar a seguradora e suas cláusulas contratuais para não ter surpresas desagradáveis em futuras indenizações.

Negociação para contratar seguro

Busque por profissionais capacitados e tenha atenção especial aos termos da apólice. Foto: Shutterstock

Não erre ao contratar seguro

Você está pensando em contratar seguro? Confira quatro dicas de Simone Favaro, 2ª vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) e não erre com a sua apólice.

Tenha o suporte de um corretor habilitado

Primeiro ponto importante na contratação de uma apólice de seguro é contar com o suporte de um corretor de seguros devidamente habilitado pela Superintendência Seguros Privados (Susep). Esse profissional possui todo conhecimento para ofertar um produto, avaliando a sua adequação às necessidades do segurado.

“O corretor de seguros está apto a tirar as dúvidas das cláusulas da apólice, orientar a melhor seguradora e as coberturas adequadas para os diversos riscos, além de atender o segurado quando da ocorrência de um sinistro”, explica Simone

Contratar seguro de vida

Algumas modalidades de seguro exigem cuidados especiais, como é o caso do seguro de vida. Na sua contratação, você deve levar em conta o seu custo de vida, quantos filhos possui e suas idades, entre outras precauções.

Dessa forma, segundo a especialista, na falta do titular, a família pode conseguir sobreviver e manter os padrões básicos, além de garantir, por exemplo, a formação na faculdade dos seus dependentes.

Contratar seguro residencial

Outro ramo que merece atenção é o seguro residencial. Nesse caso, a dica é prestar atenção no que está incluso na cobertura básica.

Para Simone, esse cuidado é essencial, pois, em um eventual sinistro, o prejuízo poderá ser total. Por isso, segundo ela, é importante optar, quando possível, por outras coberturas importantes, como dano elétrico, vendaval e roubo.

Outro ponto a avaliar são as assistências 24 horas. “De uma seguradora para outra, há muita variação de cobertura e limite de utilização. Há no mercado diversos pacotes de assistências e a dica é escolher aquele que mais atende às suas necessidades”, completa.

Contratar seguro de automóvel

Já no seguro de automóvel, o ponto principal é avaliação de risco, ou seja, o perfil do condutor deve ser preenchido de forma correta com informações precisas, pois é com esse questionário que é precificado o seguro. Também é importante avaliar as coberturas, franquias, assistências 24 horas, carro reserva e cobertura de vidros.

Fica a dica

Como se viu, existem muitas variáveis que podem influenciar no custo final do seguro, pois cada ramo tem suas particularidades e benfeitorias, o que requer uma boa assessoria. Por isso, é fundamental contar com o suporte de corretor de seguros para garantir a melhor contratação.

“Tem de haver questionamentos e uma avaliação criteriosa da necessidade do segurado para assim gerar uma proposta adequada e, numa eventualidade de sinistro, seja satisfatória a sua expectativa”, finaliza Simone.

Você vai se interessar por:

Proteja sua família e concorra a prêmios

Independentemente do tipo de seguro contratado, o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

Gostou das dicas para contratar seguro? Deixe seu comentário.

Viajar ou comprar um carro
O que são commodities
Acompanhando o rendimento do Tesouro Direto
Exemplo de bearish engulfing
Lendo sobre investimentos financeiros para iniciantes
O que são fundos off-shore