Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 dicas para fazer uma compra segura no celular

A- A+

 

O e-commerce é uma das melhores alternativas para aquisições rápidas. E tendência é que as vendas online cresçam ainda mais. Principalmente porque, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80,4% dos brasileiros têm smartphones conectados à internet. Neste contexto, aprender como fazer uma compra segura no celular é importante.

Segundo um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nove em cada 10 consumidores virtuais estão satisfeitos com as compras online que fazem e apenas 6% deles têm medo de serem enganados. Mesmo assim, algumas medidas básicas de segurança sempre devem ser consideradas.

compra segura no celular

Medidas de segurança ajudam a evitar roubo de dados nas compras pelo celular. Foto: iStock, Getty Images

Como evitar problemas e fazer uma compra segura no celular

A compra de produtos pelo celular se torna cada vez mais acessível, pois a maioria das pessoas agora está habituada a navegar e utilizar aplicativos para smartphone. Mas para evitar dores de cabeça, é válido seguir pelo menos quatro dicas para fazer uma compra segura no celular. Confira:

  1. Não utilize o Wi-Fi público

O primeiro passo antes de fazer uma compra é se certificar de estar conectado à uma rede segura. O Wi-Fi público é muito mais propenso a interceptações e roubo de dados por parte de hackers. A dica é optar por fazer compras no Wi-Fi de casa ou outros locais de confiança, em que a rede possua senha e criptografia.

  1. Instale um antivírus

Para evitar a clonagem dos seus dados, é importante ter um aplicativo de segurança instalado no smartphone. Há diversas opções gratuitas para Android e iPhone, como o 360 Security e o Avast Mobile Security & Antivirus, que oferecem interface em português. Esses softwares detectam quaisquer atividades maliciosas no telefone.

  1. Verifique a política de privacidade do site

Antes de concluir uma compra, certifique-se de que o endereço do site inicia com as letras “https”. A sigla remete a uma encriptação para evitar o vazamento de dados durante a transação. Trata-se de uma garantia de que a integridade das informações compartilhadas será mantida, diminuindo as chances de roubo.

  1. Busque informações no site do Procon

Para se certificar de que um site é confiável, busque opiniões de amigos e verifique a lista do Procon de endereços que já causaram problemas aos compradores no passado. Procure, também, checar se há alguma crítica específica sobre o portal da compra no Reclame Aqui.

Na hora de comprar, uma sugestão mais confiável é utilizar aplicativos registrados nas lojas oficiais dos tablets e smartphones, como App Store e Google Play. Assim, você pode ter mais tranquilidade ao utilizar o cartão de crédito no celular.

Você vai se interessar por:

Celular é no Vivo Compras

Antes de comprar o seu celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas sobre compra segura no celular? Comente.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple