Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 4 dicas para aproveitar bem as férias

A- A+

Com a chegada das férias, é hora de deixar as preocupações de lado e aproveitar para descansar com a família, certo? Nem sempre é assim. Antes de viajar, é preciso deixar todos os detalhes acertados. Isso evita preocupações durante o passeio e também no retorno.

Além disso, planejar a viagem é essencial para garantir mais conforto e menos estresse. Quer saber como? Confira algumas dicas, pense nos detalhes e depois apenas aproveite as férias para relaxar.

Planeje com antecedência

Planejamento é essencial para curtir as férias sem estresse. Comece a pensar sobre o destino, passagens e acomodação com meses de antecedência. Assim, você garante os melhores hotéis e consegue organizar um roteiro que agrade toda a família, desde os adultos até as crianças.

Isso sem falar nas passagens aéreas, que podem ser conseguidas com economia. Especialistas indicam que os prazos ideais de antecipação da compra são de 25 a 45 dias para destinos nacionais na baixa temporada, e de dois a três meses no período da alta temporada. Para passagens aéreas internacionais, os números variam um pouco. Na baixa temporada, a antecedência deve ser de 25 a 60 dias e, na alta, de dois a quatro meses.

Para o caso de imprevistos, tenha sempre em mãos telefones de emergência e de contatos nos locais em que esteja viajando. Ao somar os gastos, cogite incluir a contratação de uma assistência de viagem que cubra despesas de saúde e com a perda de bagagens. Imprevistos podem acontecer a todo o momento, principalmente quando se trata de uma viagem internacional.

Nada melhor do que aproveitar as férias junto com a família. Foto: iStock, Getty Images

Nada melhor do que aproveitar as férias junto com a família. Foto: iStock, Getty Images

Bagagem não pode ser um problema nas férias

Uma das maiores fontes de aborrecimento durante as férias são as bagagens. A mala ficou muito pesada, você não levou tudo que precisava e ainda precisou pagar taxa extra. Todo turista já passou por problemas do tipo, mas não deixe que isso estrague a viagem.

Antes de arrumar a bagagem, pesquise sobre o clima do seu destino para evitar levar roupas desnecessárias e deixar de fora itens importantes. Ao escolher peças versáteis, você poupa espaço na mala e tempo na hora de escolher o que usar. Lembre-se também de deixar um espaço para acomodar as compras.

Esteja preparado para os imprevistos

Você está contando as horas para sair de férias e relaxar. Planejou tudo com antecedência, desde roteiros de passeios até restaurantes em que fará as refeições. Ao chegar no seu destino, porém, choveu no primeiro dia, a cama não era tão confortável quanto você desejava e o restaurante indicado estava fechado.

Segundo a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), embora um pouco de estresse seja normal, principalmente em situações de adaptação ou de dificuldade, ele pode acabar se tornando desgastante e prejudicar a saúde. Mas não precisa ser assim. Antes de viajar, esteja ciente da possibilidade de encontrar problemas e lide com eles da melhor forma possível: arrume uma brecha para mudar os planos e encontre novas opções para aproveitar com a família e os amigos.

Reserve um tempo para o descanso. Foto: iStock, Getty Images

Reserve um tempo para o descanso. Foto: iStock, Getty Images

Aproveite para descansar nas férias

Durante as férias, o ideal é não precisar se preocupar com os problemas deixados no trabalho ou em casa. Para isso, a dica da ABQV é não deixar nenhuma atividade profissional para trás e atender apenas as ligações urgentes.

“Uma pessoa que não aproveita as férias e continua ligada nos afazeres, atendendo telefonemas e respondendo e-mails, sofre uma sobrecarga que pode acarretar em problemas como alterações de humor, irritabilidade, depressão, dores de cabeça constantes, gastrites e mal estar, que formam o quadro de stress”, afirma a mestre em psicologia pela USP e vice-presidente de projetos da ABQV, Sâmia Simurro.

Qual sua receita de sucesso para férias? Comente!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
queda do dólar
como lidar com a avareza
viagens econômicas pelo Brasil
investir para viajar
como economizar na limpeza