Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 3 dicas do Banco do Brasil para pagar boleto com mais segurança

A- A+

Quem costuma recorrer ao boleto bancário para pagar por suas compras pode achar que esse é um meio imune a riscos. Afinal, as informações estão todas no papel de forma clara, permitindo a conferência prévia. Mas pagar boleto reserva ameaças ao seu bolso, que podem estar escondidas em números e letras impressos no documento.

Ao modificar detalhes, golpistas podem criar um boleto falso que passa despercebido por olhos menos atentos. Ao efetuar o pagamento, você direciona dinheiro para o criminoso e, de quebra, deixa de quitar o valor referente à sua compra. Para não ser mais uma vítima desse tipo de fraude, é importante adotar cuidados preventivos.

Pagar boleto reserva ameaças ao seu bolso.

Seja no caixa eletrônico, pela internet ou direto no caixa, pagar boleto exige atenção. Foto: iStock, Getty Images

Como pagar boleto com mais segurança

Apesar de ser uma das predileções dos brasileiros, pagar boleto exige alguns cuidados, seja no ambiente virtual ou fora dele. Confira três dicas do Banco do Brasil para identificar detalhes que podem denunciar o golpe do boleto e outras fraudes.

Antes do pagamento

O Banco do Brasil recomenda não efetuar as operação se houver divergência entre a logomarca da instituição bancária responsável pela emissão do boleto, o número do banco cedente e o início da linha digitável.

Talvez você não saiba, mas cada banco possui um número identificador. O do Banco do Brasil, por exemplo, é o 001. Tanto a logomarca quanto o número identificador costumam estar na parte superior esquerda do boleto.

Além disso, a linha digitável do código de barras dos boletos necessariamente começa com o número de identificação do banco cedente. Para consultar a lista das instituições bancárias e seus respectivos códigos, acesse o site da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

No momento do pagamento

Durante o pagamento, confira se o nome do banco emissor impresso no boleto é o mesmo apresentado na tela de confirmação da transação. Não dê sequência ao pagamento em caso de divergência.

Depois do pagamento

Após pagar boleto, confira o comprovante emitido pelo banco. Não pode haver divergências entre os dados do comprovante e as informações impressas no boleto. Caso identifique algum erro, procure sua agência bancária.

Pagar boleto é hábito do brasileiro

Pagar boleto ou comprar com o cartão de crédito, qual das modalidades você prefere utilizar nas suas aquisições virtuais? Segundo pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os dois são os meios de pagamento preferidos dos brasileiros nas compras virtuais.

Para 78% dos entrevistados o “dinheiro de plástico” é a melhor alternativa, já 54% preferem o boleto bancário. De acordo com a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, o documento cai no gosto dos consumidores por fornecer descontos nas compras, e, além disso, representa uma alternativa para quem não possui um grande limite no cartão de crédito.

Você vai se interessar por:

Entenda o que é cedente e sacado no boleto além dos demais campos

Como pagar boleto bancário depois do vencimento

Cobrança pela emissão de boleto é ilegal e pode gerar multa

Compre com comodidade

Seja no boleto ou no cartão, sempre é bom pagar barato. Para fazer isso com facilidade, comodidade e segurança, você conta com o Vivo Compras.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece mais de 850 mil produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Você adota medidas de segurança ao pagar boleto? Comente!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple