Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

5 dicas para alcançar o sucesso na carreira

A- A+

Desde os primeiros anos no mercado de trabalho, atingir uma carreira de sucesso é o sonho de muitos jovens. Alcançar a realização no trabalho, porém, pode não ser um caminho curto ou fácil e depende de como a vida pessoal é conduzida.

Para ajudar você a planejar uma carreira de sucesso, elegemos cinco dicas fundamentais. Os passos foram são recomendações do presidente do Instituto Brasileiro de Coaching e autor do livro Coaching e Carreira – Técnicas Poderosas, Resultados Extraordinários, José Roberto Marques.

Fique atento às oportunidades que surgem e tenha mais chances de uma carreira de sucesso. Foto: iStock, Getty Images

Fique atento às oportunidades que surgem para buscar uma carreira de sucesso. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para impulsionar a sua carreira

1. Busque o autoconhecimento

Reflita sobre você, como as pessoas o veem, seus pontos positivos e aqueles que precisam de melhoria. Para isso, é importante definir quais são suas aptidões frente ao mercado de trabalho, habilidades, competências e capacidades que podem ajudá-lo a chegar às oportunidades.

Mais do que aquilo que você possui de bom, considere o que o destaca, que mostra seus diferenciais em relação a outros profissionais.

2. Defina metas

Defina quais objetivos e metas você deseja conquistar a curto e a longo prazo. Trace um mapa realista de oportunidades que hoje colaboram para alcançar seu objetivo e foque seus esforços nelas.

3. Faça networking

Identifique aquelas pessoas que podem ajudar você e a sua carreira a crescerem, seja diretamente, com a indicação para uma vaga, ou indiretamente, ao passar experiência profissional e técnicas que podem tornar suas habilidades ainda melhores.

4. Alinhe objetivos

É importante alinhar seus objetivos profissionais e pessoais. Isso implica em analisar o que será preciso fazer em sua carreira, que poderá implicar em alguma mudança na vida pessoal. Se é preciso abrir mão de algo, mudar de cidade, estado ou país, dispensar algumas horas de lazer e vida familiar e como isso afetará sua vida.

5. Especifique tarefas

Chegou a hora de fazer um plano de ação, ou seja, o que deve ser feito para que você alcance seus objetivos de carreira. Isso engloba desenvolvimento de aprendizado e comportamental, entre outras atitudes, como por exemplo: vender o carro, arrumar o escritório e mesmo fazer ajustes na rotina. Ou seja, das mais simples às mais complexas ações.

Mesmo após alcançar os objetivos, invista na carreira

É preciso estar sempre analisar a sua evolução, através do acompanhamento dos indicadores do que foi realizado para alcançar seu objetivo. Esse gerenciamento pode ser feito diariamente, com a checagem das suas atividades diárias e conclusão das suas tarefas.

É preciso também que você imagine como se sentirá quando superar a sua meta e qual vai ser o seu nível de satisfação. Desse modo, é possível projetar novas ações e manter a vida profissional no ritmo certo. Tudo isso, é claro, sem deixar de dedicar alguns momentos para o lazer e férias para viajar e relaxar.

Segurança para você

Além de uma carreira de sucesso, você quer também mais segurança no dia a dia? Então conheça o Seguro Acidentes Pessoais da Vivo. Com ele, você tem a melhor cobertura, com benefícios que incluem minutos grátis de Vivo para Vivo nos finais de semana e sorteios mensais pela loteria federal.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
abrir uma empresa de contabilidade
Queda do consumo das famílias brasileiras
Qualidade de vida no trabalho
Benefícios que o desempregado tem direito