Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 10 dicas para se tornar um empresário de sucesso

A- A+

Todo empreendedor, quando decide investir em um negócio próprio, sonha em ser um empresário de sucesso. Ver seu produto ou serviço ganhar a confiança do mercado, gerar lucro, expandir a marca em uma carreira sólida e duradoura são objetivos comuns.

Mas a realidade costuma ser diferente para a maioria. Dados do IBGE apontam que quase metade das empresas abertas no Brasil fecha em menos de três anos. Conforme o Sebrae, os principais motivos do insucesso são a falta de planejamento e o descontrole na gestão.

Empresário de sucesso

Atuar na área que gosta é o primeiro passo para ter um negócio de sucesso. Fotos: iStock, Getty Images

10 dicas para ser um empresário de sucesso

Se você não quer fazer parte das estatísticas negativas, o melhor é seguir o conselho de quem venceu todas as etapas. Reunimos aqui dicas de empreendedores para que você possa se espelhar e se tornar um empresário de sucesso.

1. Faça o que gosta

É importante que tenha conhecimento e afinidade com os temas que irá trabalhar. Isso é fundamental para enfrentar os desafios que virão.

2. Planeje tudo

O planejamento financeiro, de vendas e do trabalho propriamente dito deve ser realizado com antecedência. Também é necessário conhecer o seu mercado, o perfil dos seus potenciais clientes e, claro, do seu concorrente.

3. Escolha um bom contador

O profissional que vai cuidar das finanças da empresa deve ser de muita confiança e competente no que faz. Não hesite em pedir referências sobre o contador escolhido.

4. Venda um produto

Para um empresário de sucesso, saber vender (o que quer que seja) é fundamental. Além de agregar valor a um produto, é uma forma de gerar prosperidade e de evitar ficar trancado entre as quatro paredes do escritório.

5. Priorize o seu empreendedorismo

Se você é empregado, a rotina diária limita o tempo que poderia ser usado para criar. Se você tem perfil para ser um empresário de sucesso, o melhor é empreender já.

6. Reinvista 50% dos ganhos

Nada de sair gastando dinheiro por aí. Quando você começar a lucrar, é hora de reinvestir pelo menos 50% do que ganha para ampliar seu capital de giro. Num primeiro momento, esqueça a casa e o carro novos (principalmente se forem bens financiados).

7. Crie modelo de vendas

Para que sua empresa cresça, é importante criar um modelo de vendas que você possa começar de forma modesta, com pouco investimento, mas já pensando na evolução do negócio.

8. Divulgue sua marca

De que adianta ter o melhor produto ou serviço se ninguém conhece? Sua empresa precisa ser divulgada. Seja nas mídias sociais, em panfletos ou em anúncios publicitários, contrate alguém que cuide dessa parte.

9. Contrate os funcionários certos

Não adianta contratar alguém porque está com pressa, ou porque ele aceita receber menos. Você precisa de funcionários qualificados para ajudar a empresa a crescer.

10. Assuma riscos

Todo empresário de sucesso sabe que é preciso assumir riscos para o negócio prosperar. Mas procure sempre planejar bem e manter uma reserva financeira.

Você vai se interessar por:

Passo a passo: saiba como abrir um negócio de sucesso

Drible a economia instável para construir uma carreira profissional de sucesso

Tenha equilíbrio e descubra como ser um profissional de sucesso

Tarifa bancária pode virar bônus

Quer mais vantagens? Transforme as tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para se tornar um empresário de sucesso? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
franquias baratas para investir em 2016
Loja de ferramentas
Sabem como abrir uma startup
Eles sabem como tornar o dia mais produtivo
Qualidade de vida no trabalho