Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 10 dicas para escolher produtos pela internet

A- A+

Nada de filas, preços que podem ser comparados entre as mais diversas lojas e promoções tentadoras. E, o melhor, tudo isso sem sair de casa. Essas são algumas das vantagens de  escolher produtos pela internet.

Não é a toa que as vendas no e-commerce conseguiram atingir números tão altos. Segundo dados do relatório Webshoppers, só em 2014, 51,5 milhões de pessoas fizeram compras pela internet no país. Desse total, 10,2 milhões eram estreantes no comércio eletrônico.

Na hora de escolher produtos que estão disponíveis em lojas online, no entanto, é necessário ter cuidado para não se decepcionar com o resultado. Fique atento a algumas dicas que podem tornar a sua experiência com as compras pela internet muito mais satisfatória.

escolher-produtos

Desconfie de ofertas que parecem um verdadeiro milagre. Foto: iStock, by Getty Images

 

Antes de escolher produtos

  • Faça uma pesquisa e tente descobrir se o site é confiável. Vale conversar com amigos que já compraram nele, buscar resenhas de profissionais ou avaliações de quem já comprou.
  • Preste atenção nas cláusulas de compras. Certos estabelecimentos tentam se isentar de danos aos aparelhos, mesmo quando o problema for de responsabilidade do fornecedor. Caso do frete, por exemplo.
  • Não esqueça de verificar se a loja possui selos que atestem a sua boa reputação no mercado. Em geral, eles são encontrados no fim da página e são certificações de sites como o E-bit e o Comodo Secure, por exemplo.
  • O órgãos de defesa do consumidor, como é o caso do Procon, também são uma fonte de consulta confiável.

É hora de escolher produtos

  • Verifique os preços cobrados por diferentes lojas que oferecem o produto desejado e desconfie de ofertas que parecem um verdadeiro milagre.
  • Procure produtos de marcas reconhecidamente estabelecidas no mercado. Mesmo que sejam um pouco mais caros, essa escolha pode evitar preocupações futuras
  • Olhe bem as especificações do produto. No caso de roupas, por exemplo, verifique a tabela de medidas, pois os tamanhos variam de uma marca para outra
  • Fique atento ao prazo de entrega. A informação sobre a data de recebimento do produto deve constar no momento da compra para que você consiga se programar
  • Cuidado na hora de pagar com cartão de crédito. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, a loja deve apresentar mais de uma forma de pagamento. Qualquer compra pode ser cancelada em até uma semana
  • Guarde tudo o que puder comprovar a sua compra. Número do protocolo, confirmação do pedido, mensagens trocadas com o fornecedor. Caso ocorra algum imprevisto, essas informações serão importantes.

Compare preços e não erre na hora de comprar

A melhor maneira de escolher o produto mais barato é comparando. A Vivo, em parceira com a Opte+, oferece um verdadeiro shopping virtual com as melhores ofertas das lojas online. Através do Vivo Compras, você pode pesquisar preços e fazer suas compras com comodidade, sem sair de casa. São mais de 60 mil produtos para escolher.

No Vivo Compras, você pode filtrar suas compras por departamentos: brinquedos, esporte, eletrônico, por exemplo, e escolher produtos de diferentes lojas em uma só compra. Tudo isso, com pagamento em até 12 vezes sem juros.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para produtos

Gostou das dicas de produtos pela internet? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico