Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 10 dicas para a segurança do apartamento nas férias

A- A+

Quando se aproximam as férias de julho, você já está contando os dias para o seu descanso. Aquela viagem que você planejou tanto, com roteiros minuciosos, está chegando. Mas, é bom lembrar da segurança do apartamento, para que você não tenha problemas na volta.

Garagem x segurança do apartamento

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP) apontou que 80% das invasões condominiais são realizadas pela garagem. Se você ainda não tem sistemas eletrônicos nessa área, é bom conversar com o síndico, pois um controle apurado é essencial.

seguranca-do-apartamento

Sistema de segurança interno deve ser testado antes da viagem. Foto: iStock, by Getty Images

O que você pode fazer pela segurança do apartamento

O Secovi-SP disponibiliza uma Cartilha de Segurança Condominial, que foi elaborada conforme orientações da Polícia Militar do estado de São Paulo. Confira algumas dicas desse documento e veja o que você pode fazer pela segurança do apartamento.

1 -Participe de reuniões referentes à segurança. Se possível, faça parte das comissões ou conselhos de segurança do seu condomínio.

2 -Se você tiver um sistema de segurança interno, faça um teste no equipamento antes de viajar.

3 – Nesse período, é melhor suspender a entrega de jornais e revistas. Quanto à sua correspondência, é mais seguro que seja deixada na portaria.

info apartamento seguro

4 – É importante que uma pessoa da sua confiança fique com uma chave. Mas faça isso pessoalmente. Não deixe chaves na portaria.

5 – Pensando na segurança do apartamento, é melhor não informar sua data de retorno aos funcionários do condomínio. Por outro lado, é bom avisar um vizinho e pedir que fique atento a qualquer movimentação suspeita.

6 – Para garantir a segurança do apartamento, é  importante instruir funcionários do prédio para que não passem informações a ninguém sobre quem está viajando e quanto tempo estará fora.

7 – Solicitar que os veículos desliguem os faróis e acendam as luzes internas ao entrar no condomínio facilita muito a identificação do motorista e evita a entrada de assaltantes.  Se o seu prédio ainda não adotou esse sistema, converse com seu síndico.

8 – Compreenda e elogie as ações preventivas dos funcionários pois, além de estarem cumprindo ordens, visam garantir a segurança do condomínio, mesmo quando estas atitudes representem algum transtorno para si ou para suas visitas.

9 – Evite comentar sobre sua vida íntima, seus bens, patrimônio e ganhos na frente de estranhos ou até mesmo de funcionários.

10 – Antes de entrar na garagem, verifique se há algum veículo atrás do seu, se está em situação suspeita ou se seus ocupantes são moradores do condomínio. Ao sair, também observe se há alguma situação de suspeição. Se o portão da garagem funciona através de acionamento automático, aguarde para que a porta esteja totalmente fechada antes de se dirigir para sua vaga.

Gostou das dicas para segurança do apartamento? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
quanto custa um seguro de vida
almofadas para sofá
como escolher uma seguradora de veiculos