Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira 10 dicas do Itaú para realizar compras seguras na web

A- A+

Adquirir produtos pela internet é alternativa cada vez mais comum para quem quer economizar tempo e dinheiro. O problema aparece quando o consumidor se descuida e não realiza compras seguras. Pode ser um erro na hora de digitar os dados ou mesmo a falta de atenção com o site fornecedor. O resultado aponta, na maioria das vezes, para um estresse desnecessário mais tarde.

O primeiro cuidado é evitar os impulsos de consumo. São eles os principais responsáveis pelo descuido com questões básicas para garantir segurança. Mas apenas conter o desejo de comprar pode não ser suficiente.

Para compras seguras online é preciso desconfiar sempre.

Antes de efetuar uma compra na internet, pesquise a reputação da loja e compare preços. Foto: Shutterstock

10 dicas para assegurar compras seguras

Além de evitar adquirir produtos apenas por um impulso, é preciso estar atento durante todo o processo de compra. Para ter mais segurança, confira as dez dicas do banco Itaú:

Pesquise e compare os preços

Os preços oferecidos em uma loja nem sempre são os mesmos na outra. Ou seja, nada melhor do que separar um tempo para pesquisar e encontrar o melhor preço. Para ficar mais fácil, a dica é utilizar os buscadores de preços, como o Vivo Compras, que comparam ofertas e apontam os valores mais baixos.

Desconfie de valores muito abaixo da média

Mesmo que a internet seja o lugar ideal para conseguir preços mais baixos, quando eles são muito menores do que aqueles apresentados em outras lojas, é bom desconfiar. Em muitos casos, o valor menor indica um produto falsificado, com defeito ou sem qualquer garantia.

Conheça a reputação da loja

Antes de fechar a compra, busque comentários e opiniões de clientes sobre a loja. Se são frequentes os atrasos e problemas em trocas e devoluções, pode ser melhor procurar outra alternativa. Essa verificação pode ser feita no próprio site, em fóruns e mesmo nas redes sociais.

Prefira as lojas seguras

Também evite inserir os seus dados e fazer o pedido quando o site não conta com identificações de segurança, normalmente localizadas no fim da página. Além disso, páginas seguras costumam contar com um cadeado na barra de endereço, que inicia com https.

Use sempre o seu computador

A probabilidade de encontrar arquivos maliciosos e vírus em computadores desconhecidos ou de lan houses é sempre maior do que no seu aparelho, que você já conhece e tem liberdade para ajustar.

Mantenha seu computador seguro

Para que a dica anterior tenha validade, é preciso estar atento ao seu computador. Manter todos os programas atualizados e contar com um bom anti-vírus em funcionamento constante, por exemplo, são cuidados que garantem compras seguras na internet.

Você vai se interessar por:

Aprenda como comprar brinquedos pela internet com segurança

Como comprar pela internet com cupons sem medo de errar

Boleto, crédito ou PayPal? Veja formas de pagamento online

Leia a política de privacidade

Ainda antes de fazer o pagamento, leia a política de privacidade do site, para verificar quais são as medidas de segurança adotadas – e se elas são suficientes.

Evite surpresas

Não esqueça de verificar se há o pagamento de taxas extras, como o frete. Se em alguns casos ele é pequeno ou até mesmo grátis, em outros, o valor adicional pode tornar a compra inviável, até mesmo pelo tempo de entrega.

Conheça a melhor forma de pagar

Transferências via depósito costumam ser menos seguras para o consumidor. Sempre que possível, prefira o uso do cartão de crédito ou do boleto.

Guarde os comprovantes

Mantenha uma pasta com todos os dados relacionados à compra, desde a nota fiscal até e-mails de confirmação. Em caso de problema, eles podem ser aliados importantes.

 

Gostou das dicas para tornar as suas compras seguras? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico