Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Concierge: serviço pode facilitar tarefas do dia a dia

A- A+

Fazer reservas em hotéis e restaurantes, comprar ingressos para shows, obter as melhores informações sobre eventos culturais e mesmo a previsão do tempo para o dia seguinte. Quem nunca se viu apertado entre reuniões e trabalho e teve dificuldade em executar tarefas simples como essas? Saiba que existe uma profissão específica para dar conta desses e outros afazeres cotidianos. Estamos falando do concierge, um profissional especializado em descomplicar a vida de seus clientes.

O que é um concierge?

Apesar de esse ainda ser um trabalho desconhecido por muitos, os serviços oferecidos pelo concierge são bastante antigos. Segundo o Les Clefs d’Or Brésil, a Associação Brasileira de Concierges dos Grandes Hotéis, sua origem remonta àIdade Média.

concierge

Profissional faz tarefas simples e facilita sua vida. Foto: iStock, by Getty Images

 

Nesse período, eles eram responsáveis por abrir todas as portas e portões dos castelos, além de fornecer tudo aquilo que os hóspedes pudessem precisar ao longo do tempo em que ficassem na propriedade. Saber a localização de cada espaço do lugar também era parte de suas atribuições. São essas funções, aliás, que explicam o termo francês, que tem o significado de “guardião de chaves”.

Embora guardar chaves e abrir portas não seja mais a sua função exata, ainda hoje o concierge é conhecido como aquele que concentra as mais diversas informações e auxilia todos aqueles que dependem do seu serviço. Hoje atuantes principalmente em hotéis de luxo, eles são descritos pelo Les Clefs d’Or Brésil como facilitadores de sonhos.

Nos hotéis, suas atribuições vão desde organizar passeios até buscar hóspedes no aeroporto e providenciar flores para entrega nos mais diversos lugares, seja na cidade ou mesmo em outros países. “A essência de ser um concierge está em servir e ao mesmo tempo ser um embaixador do hotel e da profissão, e creio que essa essência se torne um exemplo ou espelho para outros profissionais, para que produzam um serviço de excelência com qualquer clientela”, afirma o presidente do Les Clefs d’Or Brésil, Guilherme S. Borges.

Uma nova versão do concierge

É a partir da demanda pela personalização de serviços e acesso a informações de forma imediata e, sobretudo, selecionada, que a ideia de concierge ganha também um novo formato nos dias de hoje. No mercado, já são várias as empresas que se preocupam em oferecer canais que dão suporte a clientes que desejam a oferta de serviços que possam dar mais praticidade à rotina.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como lidar com a avareza
Jovem realiza sonho de fazer intercâmbio
Pagar juros gera dívidas
Escolha a opção de investimento para seu dinheiro render
Restrição de crédito limita compras a prazo
Comprar um carro é despesa, não investimento