Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Computador de bolso: desktop do tamanho de um pendrive

A- A+

Gosta de tecnologia? O computador de bolso vem ganhando espaço no mercado e pode facilitar o seu dia a dia. O dispositivo é do tamanho de um pendrive e se conecta ao seu monitor via HDMI ou até mesmo ao seu televisor.

É justamente o formato compacto do aparelho que o torna extremamente portátil. Ao contrário de notebooks, ultrabooks e tablets, ele cabe na sua bolsa de mão ou mala comum, sem perder as características de um computador desktop, por exemplo.

Modelo de computador de bolso

Intel Compute Stick é uma das opções disponíveis ao consumidor brasileiro. Foto: Divulgação, Intel

Modelos de computador de bolso no Brasil

Por aqui, não existem muitas opções de computador de bolso, mas as versões que já chegaram tem valores que variam entre R$ 470 a R$ 850, aproximadamente. Confira abaixo as características e funcionalidades de três modelos que podem ser encontrados no mercado brasileiro:

Modelo de computador de bolsoStick PC Semp Toshiba

Acompanhando a tendência do mercado, a Semp Toshiba investiu no computador de bolso e lançou o Stick PC.

Esse dispositivo também vem equipado com o processador Intel Atom quad-core e Windows 8.1, sua memória internet é de 16 GB e possui memória RAM de 2 GB.

O aparelho conta com um slot de cartão de memória micro SD de até 64 GB para compensar o pouco espaço para armazenamento.

Intel Compute Stick

Segue o design dos demais computadores de bolso e se apresenta ao consumidor com o tamanho de um pendrive. O aparelho vem com Windows 8.1 pré-instalado e o seu processador é Intel Atom quad-core, além de conter conexão Wi-Fi e Bluetooth.

Mesmo sendo um dispositivo pequeno, não se deixa de lado a funcionalidade. O Intel Compute Stick conta com entrada USB, leitor de micro SD, 32 GB de armazenamento internet e 2 GB de memória RAM.

Mas por que não um processador mais potente? O Atom quad-core é mais usado em dispositivos móveis por causa do seu baixo consumo de energia e bom desempenho.

MeeGoPad Mini PC Stick T02

Esse dispositivo traz algumas novidades significativas quando comparado aos já citados. O MeeGoPad Mini PC Stick T02, vem com o Windows 8.1, mas pode ser atualizado para o Windows 10 – e esse é um dos seus pontos positivos.

O computador de bolso possui o processador Intel Atom quad-core, 32 GB de armazenamento interno e 2 GB de memória RAM. Tem conexão Wi-Fi que suporta os protocolos 802.11 b/g/n e Bluetooth de 4.0.

Eficiência na transmissão de dados

Nas configurações do modelo de computador de bolso, foi citado o protocolo 802.11 b/g/n. Mas o que será isso? Tem a ver com a eficiência do aparelho na transmissão de dados.

Para entender: a rede de conexão wi-fi transmite as informações coletadas da internet através de ondas de rádio. Dentro dessa conexão, há variações de protocolos que mudam de acordo com a sua eficiência.

O protocolo 802.11b é o mais barato e utiliza a frequência 2.4 GHz, conseguindo transferir 11 megabits de informações por segundo. Já o protocolo 802.11a consegue enviar mais dados, até 54 megabits por segundo.

A variação denominada “g”, utiliza a mesma frequência que “b”, mas aplica uma tecnologia que evita interferências durante a transmissão. Assim, envia até 54 megabits por segundo também. E a mais nova versão é a “n”, que tem capacidade para transmitir até 140 megabits por segundo.

Ou seja, os protocolos utilizados determinam qual será a velocidade máxima de transmissão de dados do seu aparelho. Esse é um dado importante para seu conhecimento na hora de escolher um computador de bolso.

Você vai se interessar por:

Conheça o Vivo Compras

Antes de comprar o seu computador de bolso ou qualquer outro aparelho, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico