Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprovante de inscrição do CPF na Receita Federal disponível no celular

A- A+

Desde a terça-feira, 7, os contribuintes brasileiros já podem emitir o comprovante de inscrição do CPF na Receita Federal por meio do smartphone. O recurso é uma das funcionalidades presentes no novo aplicativo do órgão voltado à pessoa física.

Disponível para Android e iOS, o app oferece mais comodidade ao cidadão, que também poderá compartilhar o seu comprovante por meio das redes sociais, WhatsApp e mesmo por e-mail.

E tem mais: no caso de extravio do documento salvo no celular, a Receita informa que é possível emitir um novo quantas vezes forem necessárias.

Emitindo o comprovante de inscrição do CPF na Receita Federal

Após emissão no celular, comprovante pode ser compartilhado nas redes sociais. Foto: iStock, Getty Images

Comprovante de inscrição do CPF na Receita Federal

De acordo com o Fisco, cerca de 155 milhões de pessoas serão beneficiadas com a novidade. Esse número corresponde ao total de pessoas físicas que podem emitir o comprovante de inscrição no CPF por meio do celular.

Estão excluídos desse contingente aqueles contribuintes que declararam Imposto de Renda em um dos dois últimos exercícios. Nesse caso, a emissão só pode ser solicitada por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).

A Receita ainda esclarece que o aplicativo impede a expedição de CPF no nome de pessoas falecidas ou de contribuintes com Cadastro de Pessoa Física suspenso, cancelado ou nulo.

Apesar da praticidade de emitir o comprovante de inscrição do CPF na Receita Federal pelo celular, a autenticidade do documento ainda necessita ser confirmada na página oficial da entidade. A solicitação deve ser feita na aba Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF.

App para comprovante de inscrição do CPF na Receita FederalOutros serviços no aplicativo

Além da novidade, o aplicativo também possui outros recursos interessantes nessa versão. Ele permite, por exemplo, que o usuário personalize e receba alertas sobre o processamento da declaração do IRPF, além de receber avisos sobre a liberação do pagamento da sua restituição do Imposto de Renda.

Somam-se a essas vantagens, outros serviços já presentes em versões anteriores do app, como:

  • Consulta de informações sobre o CPF
  • Pesquisa do histórico sobre a Restituição IRPF (desde 1999)
  • Cálculo do imposto mensal e anual, para o ano-calendário 2012, 2013, 2014 e 2015
  • Obtenção de dados gerais sobre o Imposto de Renda e fazer a avaliação do aplicativo.

Você vai se interessar por:

Monitore o seu CPF

Agora que você já sabe como emitir o comprovante de inscrição do CPF na Receita Federal pelo celular, o que acha de proteger esse documento tão importante?  

Para isso, conheça o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

O que achou da novidade sobre o comprovante de inscrição do CPF na Receita Federal? Comente!

Pokémon Go
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns