Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compras parceladas: saiba usar esse método a seu favor

A- A+

Aquela peça de roupa que você tanto quer está com um preço que o seu bolso não comporta. Ou é o seu novo bichinho de estimação que custa mais do que pode pagar. Esses são dois cenários nos quais as compras parceladas são cogitadas como alternativa. Mas será que vale a pena?

Controle é o segredo para não ficar no vermelho.

Estabeleça um limite mensal para as prestações para não comprometer o bolso. Foto: iStock, Getty Images

O crédito é um dos grandes aliados dos brasileiros na aquisição de produtos. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 79% dos consumidores costumam realizar compras parceladas.

O estudo também revelou que 64% da população ainda possui prestações a serem pagas, e que o tempo médio para quitar os compromissos assumidos é de nove meses.

Se você possui o hábito de parcelar suas compras, é importante entender que, apesar de parecer vantajoso dividir o preço total do produto em prestações, essa modalidade de pagamento exige cuidados.

Como realizar compras parceladas

Qualquer tipo de compra requer cuidados, para que seu orçamento não seja extrapolado. Mas para a educadora financeira Cintia Senna, as compras parceladas exigem uma atenção ainda maior. “Muitos consumidores pensam somente no valor da parcela e, com isso, tudo vai se acumulando. Sem perceber, no final, a dívida está alta”, completa.

Para que essa bola de neve não cresça, confira cinco orientações da educadora financeira e não prejudique seu orçamento:

Não comprometa seu orçamento

Antes de sair às compras, analise se o valor da parcela que pretende ter como parâmetro para a aquisição do produto ou serviço não vai comprometer o dinheiro reservado para pagar compras realizadas anteriormente.

Calcule as opções

Faça uma análise entre o preço à vista com desconto e o parcelado. Se compensar, parcele.

Limite suas prestações

Determine um valor mensal que pode ter de prestações. O ideal é limitar em no máximo 30% da sua renda. Isso permite que, em uma emergência, seu salário não esteja totalmente comprometido, podendo utilizar o dinheiro sem deixar parcelas a pagar.

Tenha uma meta para comprar

Com o valor mensal definido, para cada nova compra ou serviço adquirido para pagamento parcelado, adicione ao montante já existente e, quando chegar próximo a essa meta, pare de comprar.

Questione a necessidade

Ao adquirir um produto, se vai parcelar o pagamento, analise se realmente precisa dele no momento, verifique o seu custo-benefício e calcule se o valor da parcela poderia ser poupado para adquirir à vista e com desconto.

Você vai se interessar por:

Comprar a prazo pode ser vantajoso? Descubra

Como avaliar se o parcelamento da compra é a melhor opção

Renda mensal não deve ser comprometida com prestações

Quando as compras parceladas são recomendadas

Apesar de se recomendar sempre a opção pelo pagamento à vista, pois nas compras parceladas cada prestação representa uma dívida, há cenários em que o parcelamento não é ruim.

Cíntia defende que, se você tem o valor total que pretende comprar e, mesmo assim, o estabelecimento se recuse a dar desconto, pode-se optar pelo parcelamento. “Desde que não gaste o valor que não desembolará hoje com outras aquisições”, alerta.

Compras parceladas também podem ser uma alternativa para quem não tem um bom controle de gastos. Segundo a educadora financeira, essa modalidade pode servir como forma de fluxo de caixa. “Ou seja, guarda o dinheiro que tem para pagar à vista e vai pagando mensalmente as prestações”, explica.

Desse modo, o saldo total pode ser aplicado para que renda algum valor, ou ainda ser usado como uma reserva de emergência, para não ficar sem caixa em uma eventualidade futura.

De maneira geral, a recomendação é que, ao decidir pela compra parcelada, os familiares se reúnam e façam um diagnóstico dos gastos. Assim, é possível definir um valor para a aquisição e para outros objetivos que possuam.

Economize nas compras

Para quem gosta de economizar nas compras, e importante pesquisar produtos, preços e condições. A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para a sua compra

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple