Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compras de última hora exigem atenção do consumidor

A- A+

Seja no Dia das Crianças que se aproxima, ou em qualquer outra data comemorativa, as compras de última hora são hábito comum entre os brasileiros. Ainda assim, sempre fica a dúvida se aquele presente adquirido junto à data foi a melhor escolha pelo menor preço.

O problema é que, na correria, muitos consumidores deixam de tomar cuidados que são básicos e que garantem mais tranquilidade. O resultado é o estresse desnecessário que aparece mais tarde, na hora de trocar ou devolver produtos.

Compras de última hora são hábito comum entre os brasileiros.

Exercitar a paciência é comportamento obrigatório nas compras de última hora. Foto: Shutterstock

O que considerar nas compras de última hora

Para quem está com o orçamento apertado, deixar as compras para os últimos dias pode ser uma tentativa de pagar menos. Especialmente com o momento de instabilidade econômica, muitas lojas oferecem promoções para que os produtos não fiquem encalhados nas prateleiras.

Mas, por outro lado, o consumidor fica sujeito a escolher um item entre aqueles que sobraram – e que nem sempre é o presente que gostaria de levar para casa. Além disso, é preciso exercitar a paciência: compras de última hora tem tudo a ver com lojas lotadas e filas.

Antes de decidir, a dica é monitorar os preços e a procura pelos produtos. Se a demanda é pequena, vale negociar com antecedência e tentar um desconto para o pagamento à vista, por exemplo. Compras de diversos produtos em um mesmo lugar também tendem a facilitar a economia.

Já para aqueles que não procuram nada específico, esperar uns dias a mais pode ser a melhor escolha. No caso das lojas de roupas e calçados, é comum que as últimas unidades de um modelo sejam oferecidas com preços promocionais.

4 dicas para as compras de última hora

Independente das vantagens e desvantagens que as compras de última hora oferecem, o consumidor precisa estar ligado nos seus direitos. Para não ficar no prejuízo, confira as dicas do Procon de São Paulo:

Exija a nota

Peça a nota fiscal e assegure que ela tenha especificadas informações como as opções de troca por conta de tamanho, cor ou modelo, caso a loja ofereça essa alternativa.

Conheça a política de trocas

Fique atento aos prazos legais de troca em caso de defeitos. Ele é de 90 dias para bens duráveis (como roupas e eletrodomésticos) e de 30 dias para não duráveis (como alimentos, por exemplo).

Assegure seus direitos

Exija também os seus direitos para compras realizadas fora do estabelecimento comercial. No caso de catálogos ou da internet, há um prazo de sete dias para que você desista da compra, mesmo que ela não apresente nenhum defeito. O prazo começa a contar a partir do momento em que o produto é recebido.

Fique de olho no preço

Desconfie de preços muito menores do que aqueles oferecidos em outros estabelecimentos, pois eles podem esconder defeitos e produtos falsificados.

Você vai se interessar por:

Veja dicas para ensinar finanças para crianças

Teste: Você resiste a pedidos de compras das crianças?

Veja 4 sugestões baratas de presentes para o Dia das Crianças

Compre com comodidade e segurança

Para fazer o melhor negócio para o seu bolso, que tal planejar as próximas compras? Ao pesquisar produtos, comparar preços e condições de pagamento, você evita compras de última hora e paga mais barato. No Vivo Compras, há mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para as compras de última hora? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple