Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compras de supermercado: de que forma poupar mais?

A- A+

Em tempos de juros e inflação alta, a economia não parece favorável para ninguém e para nenhuma classe social. Na hora de fazer as compras de supermercado isso fica ainda mais visível. Frente a esse situação, é preciso muita organização e autocontrole para dar conta do recado, comprar tudo que se precisa e sem entrar no vermelho.

Compras de supermercado: previna-se para gastar menos

A organização e a prevenção são as chaves para controlar os gastos com as compras de supermercado. Conforme Alexandre Espírito Santo, professor de Economia do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Ibmec-RJ), a preparação antes de comprar é importante. “Estabeleça um valor máximo e some na calculadora tudo que está entrando no carrinho. Quando chegar no valor estipulado, pare”, ensina.

seudinheiro-Compras-de-supermercado

Faça uma pesquisa antes de começar as compras de supermercado. Foto: iStock, Getty Images

Como driblar os preços

O professor do Ibmec-RJ explica que, em tempos de inflação alta, é importante observar as marcas. “Supermercados com marcas próprias conseguem oferecer preços diferenciados”, aponta. “Com os preços altos, é melhor optar pelos hipermercados, pois eles conseguem maiores descontos dos fornecedores e acabam fazendo muitas promoções interessantes. Mas cuidado para não comprar além do que é necessário só porque o produto está em promoção”, adverte.

O professor lembra que, nas décadas de 1980 e 1990 o consumidor já havia passou por um processo de inflação alta, acima de dois dígitos. Por isso, já se sabe que nesse cenário os preços oscilam muito. “Por conta disso, o melhor é ir mais vezes ao supermercado. É interessante também ir à feira e comparar os preços dos produtos in natura”, sustenta.

Veja 4 dicas para economizar nas compras de supermercado

A educadora financeira Ana Paula Pavanatti, idealizadora da Reorg Gestão Financeira, dá algumas dicas para não esvaziar a carteira durante as compras de supermercado. Confira.

1. Faça a lista. Sempre!

Sempre e em qualquer situação faça a lista dos produtos que estão faltando em casa ou até mesmo no trabalho. Não compre se você não está precisando. Pague à vista e peça desconto.

2- Pesquisar é palavra de ordem

Faça uma pesquisa antes de começar as compras de supermercado, substitua produtos mais caros por de menor valor. Às vezes precisamos aprender a utilizar outras marcas para reduzir os custos na hora de comprar.

3- Mantenha o foco

Não perca o foco da compra. O desafio é não se deixar levar pelas propagandas. Preste atenção nos produtos que realmente estão em promoção.

4- Defina um valor

Independentemente de fazer compras semanais ou mensais, é importante estipular um valor mensal para as compras de supermercado. Relacione o que está faltando e planeje suas compras, evitando comprar por impulso.

Gostou das dicas de compras de supermercado? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv