Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar seu sonho de consumo depende de planejamento

A- A+

Comprar um carro zero mais moderno, fazer uma viagem internacional com a família, reformar a casa ou até mesmo ampliá-la. Esses são alguns dos sonhos de consumo mais comuns. Mas chegar até eles pode ser tarefa difícil para muita gente, principalmente quando economizar não faz parte da rotina.

Mesmo para quem já possui estabilidade financeira, dar início ao projeto dos sonhos pode exigir sacrifícios na renda. Na construção de uma casa nova, por exemplo, as despesas são grandes e costumam perdurar ao longo de meses, quando não mais do que isso. Antes de tomar qualquer atitude por impulso, confira algumas dicas que podem ajudar a realizar seus objetivos e aproveitá-los ao máximo, sem dores de cabeça.

Orçamento para o sonho de consumo

Em primeiro lugar, é preciso avaliar se o que você almeja realmente é algo necessário, que trará benefícios. Se a resposta for sim, então é hora de iniciar um planejamento. Faça orçamentos que consigam determinar qual é o volume de dinheiro necessário para realizar seu sonho de consumo.

Para o educador financeiro Ricardo Pereira, a principal dica é evitar utilizar o crédito. Ao invés disso, a prioridade deve ser analisar sua renda e os gastos e, a partir deles, promover ajustes que permitam economizar o suficiente para não passar por apertos depois.

Porém, não basta fazer um bom planejamento, seguir as planilhas de gastos e traçar metas se você não colocar tudo isso em prática. Não esqueça que cumprir as determinações é parte fundamental do plano e pode exigir que você deixe de fazer outra viagem que gostaria ou renovar o guarda-roupa.

Uma casa maior para receber a família também é parte do sonho de consumo de muitas pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Uma casa maior para receber a família também é parte do sonho de consumo de muitas pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Quer realizar seu sonho de consumo? Comece agora!

Para que a realização do seu sonho de consumo não se transforme em uma decepção, é preciso traçar um objetivo específico. “Quem estabelece um meta financeira e a persegue, tende a ser mais comedido  e crítico com as despesas, evitando os gastos supérfluos e desnecessários”, explica Gilberto Braga, professor de Finanças do IBMEC e da Fundação Dom Cabral.

Não esqueça de definir prazos a serem seguidos e envolver os outros membros da família nas decisões. Com a participação de todos, fica mais fácil poupar e ter a certeza de que as metas não serão deixadas de lado. Ao ter o dinheiro necessário em mãos, ou pelo menos boa parcela dele, os descontos no pagamento serão maiores e a sua renda futura não será comprometida.

Cartões de crédito com benefícios

Quer mais praticidade para comprar o seu sonho de consumo? Então é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você também está pensando em realizar seu sonho de consumo? Deixe um comentário!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito