Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar roupas que estão na moda pode desequilibrar orçamento

A- A+

Estar na moda é um desejo comum entre as mulheres. Mas a cada troca de estação, uma coleção de peças a mais no armário representa dinheiro a menos no bolso. Comprar as roupas que estão na moda pode até fazer bem para a autoestima, mas representa um perigo para as finanças. Afinal, cada investimento desnecessário cobra o seu preço no desequilíbrio do orçamento.

Vale a pena estar na moda?

Gostou do vestido? Levou. Poderia precisar do casaco? Comprou. Achou que aquele suéter combinaria com esse jeans? Gastou. E, no fim, todas essas peças ficaram no fundo da gaveta.

Quantas delas há em seu guarda-roupas? Você já parou para pensar? O desejo por vestir roupas que estão na moda, pelo simples gosto de parecer antenada nas tendências, pode ser um problema na vida financeira.

Mulher compra roupas que estão na moda

Comprar todas as roupas da moda atual pode ser perigoso para o orçamento. Foto: iStock, Getty Images

Segundo a consultora de estilo Danyla Borobia, estar na moda é pertencer a um determinado grupo em função da semelhança de vestimentas. Quando uma pessoa adquire e começa a usar peças que as outras usam e que são difundidas pela mídia, ela está buscando se inserir nesse grupo.

Até aí, tudo bem. Mas seguir o que é ditado pelas passarelas custa caro e nem sempre é vantajoso. Renovar o armário sempre que as coleções mudam é, muitas vezes, desperdiçar peças que estão em bom estado e trocar por outras que nem sempre cairão tão bem em você.

Para Danyla, é mais válido investir em peças atemporais e de qualidade do que gastar com roupas estão na moda. “Uma forma de economizar é entender se, de alguma forma, o que está na moda realmente agrada ao gosto da mulher”, diz a consultora.

Segundo ela, muitas pessoas não se importam se a peça fica bem na silhueta ou agrada ao olhar. O importante é comprar roupas que estão na moda. Mas esse hábito pode acabar gerando um efeito contrário do desejado.

Como usar roupas que estão na moda e economizar

Danyla afirma que o investimento em peças de qualidade, de marcas confiáveis, que tenham cortes e estampas atemporais e clássicas pode ser a escolha perfeita. É mais fácil criar combinações e se manter estilosa quando a base do look é acertada.

Ela dá cinco dicas para vestir-se bem, sem gastar muito. Confira

Aposte nos acessórios

Invista em acessórios com cores, estilos e materiais da moda, são sempre uma boa pedida. É possível adquirir itens com custo mais acessível e ainda dar uma renovada no visual de diversas peças diferentes.

Customize as suas roupas

Tem uma peça que já não usa mais? Tinja de outra cor. Blazer preto já é básico demais para você? Aplique botões, tachas e até mesmo serigrafias na gola, nos punhos e barra. Para as calças jeans, rasgue o tecido com técnicas caseiras e transforme em modelos destroyed.

Troque peças

Sempre tem uma amiga de quem você pega peça emprestadas e para quem você empresta as suas. Combine com ela uma troca definitiva. Usar roupas que estão na moda não é só comprar coisas novas, mas renovar o armário inserindo peças que você gosta. Se já são usadas – mas estão em bom estado – quem liga?

Planeje-se

Pode parecer bobagem, mas pensar com cuidado no que você tem e no que ainda precisa é fundamental para ter um guarda-roupas funcional e não afundar as finanças com isso. Antes de adquirir uma peça pense em quantas você já tem semelhantes, em como você se sente vestindo ela e com quais outras roupas ela combinaria.

Pesquise

Gastar menos também é estar na moda. Pesquise os preços dos itens que estão na sua lista de desejos. Você pode encontrar peças idênticas ou parecidas por custo mais baixo se buscar opções em brechós e lojas de departamento. Perder o preconceito é fundamental para vestir-se bem.

Você vai se interessar por:

Moda com economia é no Vivo Compras

Antes de comprar suas roupas, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para roupas

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico