Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar produtos de mostruário garante economia, mas exige cuidados

A- A+

A ideia de comprar produtos que você deseja por um preço mais baixo sempre parece interessante. Nesse sentido, se encaixam as promoções que envolvem itens de mostruário, sabidamente mais baratos.

O problema desse tipo de oferta é que, por vezes, pagar menos pode ser sinônimo de arcar com móveis e eletrodomésticos com defeito ou em condições ruins.

Casal na loja para comprar produtos

Testar o funcionamento do produto ajuda a reduzir risco de arrependimento. Foto: iStock, Getty Images

Produtos de mostruário: economia relativa

A promessa de economia na compra de produtos de mostruário é relativa, afirma Sônia Amaro, supervisora institucional da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Segundo ela, nem tudo que é ofertado nas lojas é tão simples e válido quanto parece. Há uma relação de dependência entre as condições do produto e o seu custo.

Ao pesquisar os produtos vendidos nos estabelecimentos comerciais, é possível encontrar preços mais baixos e descontos em itens que estão no mostruário.

Mas a compra mais barata vem acompanhada de riscos: você pode levar algo que foi danificado pelo tempo ou pelas condições do ambiente, incluindo seu manuseio constante e por pessoas diferentes.

O consumidor tem que estar ciente de que, justamente por estar em mostruário, talvez o produto não esteja em perfeitas condições”, afirma Sônia. Ela lembra que há um desgaste natural – a pintura pode ficar queimada se o produto é posto em vitrines com incidência de luz solar, por exemplo. É, certamente, muito diferente de comprar produtos na caixa.

Atenção ao comprar produtos expostos

O consumo de produtos em exposição é algo que divide os conceitos de direitos e deveres do consumidor. Enquanto a pessoa que compra o item de mostruário deve estar ciente das possíveis complicações, ela também parte do pressuposto de que é um produto novo, nunca utilizado e que, se está à venda, deve estar em perfeitas condições de uso.

Para a especialista da Proteste, é dever do cliente verificar aquilo que vai levar para casa. “Ele deve manusear. Se for um produto maior, arrastar do lugar, verificar a volta do produto, ver algo escondido. Observe não só as condições físicas. Também pode checar, pedir uma demonstração, para ter uma ideia do funcionamento”, afirma a especialista.

É importante, segundo Sônia, que o consumidor esteja prevenido contra a má fé do vendedor. Tome cuidado redobrado se ele disser que você não tem direito à troca ou a reparo por comprar produtos de mostruário. Como é um produto novo, você tem a garantia do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e tem direito legal a medidas contra danos.

Mas ela alerta que a empresa não vai responder pelos defeitos externos, aqueles que não alteram o funcionamento e que estão visíveis para quem observa o produto no mostruário. Isso não significa que, se houver um problema de desempenho, não haverá conserto. “Ainda existe a responsabilidade”, reitera.

Nesses casos, valem as regras do CDC. Se o objeto apresentar danos, o consumidor deve entrar em contato com a empresa, que tem 30 dias para conserto. Caso a reparação não seja feita, tem o direito de solicitar o ressarcimento do valor pago ou a troca do produto. Essa é a garantia legal de todo consumidor.

Sônia chama a atenção, porém, para a importância da garantia contratual. Ela é diferente da que é assegurada por lei e dá mais proteção ao consumidor. Está inclusa no contrato de compra e estende o prazo de segurança. Verificar a existência desse recurso é importante para não haver arrependimento de compra.

Você vai se interessar por:

Bons descontos sem ciladas

Quer fazer as suas compras pagando menos e sem correr riscos de ciladas? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para comprar produtos de mostruário? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
emprestimo urgente para negativado