Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar óculos de natação é essencial para o esporte? Descubra

A- A+

O uso de óculos de natação é recomendável tanto para os profissionais do esporte como para quem pratica a modalidade de forma amadora. Na piscina, o maior inimigo do globo ocular é o cloro. No mar, a ameaça é o sal. Em ambos os ambientes, os nadadores estão expostos a germes, micróbios, substâncias químicas e impurezas capazes de causar irritações ou até mesmo infecções oculares. Por isso, comprar óculos de natação é essencial para a prática esportiva.

Na hora de comprar óculos de natação, os nadadores devem ficar de olhos abertos para alguns aspectos. Em primeiro lugar, o objeto deve encaixar-se corretamente no rosto do atleta, com o objetivo de vedar a entrada de água, sem, no entanto, ficar demasiadamente apertado. Em casos assim, os óculos muito justos podem causar desconforto e até dor de cabeça durante a atividade.

comprar-oculos2

Óculos e natação protege contra o cloro na piscina e contra o sal no mar. Foto: iStock, by Getty Images

De olho na qualidade do material

Entre os profissionais, comprar um ou outro modelo de óculos de natação pode significar uma diferença expressiva no desempenho e nos resultados e competições. Já para os nadadores amadores, a ideia maior é de proteção em conforto. Mas, em ambos os casos, a qualidade do material irá determinar a durabilidade do objeto.

Por isso, além da qualidade e da cor das lentes, a tira que segura os óculos em torno da cabeça deve ser de material durável e resistente. Muitas vezes, embora as lentes permaneçam em bom estado, as tiras desgastam-se, perdendo a força e a elasticidade necessárias para o cumprimento de sua função essencial. Resultado: durante a natação, os óculos ficam soltos ou chegam a desprender-se da cabeça.

Fundamentais no mar ou na piscina

Um aspecto essencial a ser considerado na hora de comprar óculos de natação é o ambiente onde eles serão utilizados. Para quem costuma nadar no mar, a recomendação é de modelos escuros ou espelhados – alguns contam com proteção contra os raios UV. Em dias claros e ensolarados, a luminosidade pode atrapalhar a concentração e até interferir na identificação dos pontos de referência.

Outra situação que requer cuidados especiais se dá quando o nadador utiliza lentes de contato. Nesses casos, comprar óculos de natação torna-se fundamental, uma vez que as lentes são mais sensíveis a contaminações – e, por isso mesmo, devem permanecer isoladas do ambiente aquático. Atualmente, em lojas especializadas, já estão disponíveis modelos com lentes de grau.

Lavagem frequente evita desgaste

A manutenção dos óculos de natação também exige alguns cuidados especiais. Assim como os olhos, a própria lente do objeto também sofre com o cloro, a água salgada, o suor corporal e outras substâncias, capazes de causar danos depois de algum tempo.

Recomenda-se que, depois de cada utilização, os óculos sejam higienizados. A ideia é evitar o acúmulo de resíduos danosos ao objeto. A melhor forma de limpar o equipamento após o uso é lavá-lo em água limpa e fria, por dois a três minutos – sabões e detergentes devem ser evitados, pois podem fazer com que a lente fique “nublada”.

Durante a lavagem, deve-se evitar o contato dos dedos com as lentes. A secagem deve ser feita em local seco, sem exposição direta ao sol.

Compare preços online

Procurando artigos para natação, como óculos ou toucas? A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para comprar óculos

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico