Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar moto não é um sonho impossível

A- A+

Para quem quer praticidade e economia na hora de dirigir, comprar uma moto é opção a ser considerada. Com preços inferiores aos de um carro e custo de manutenção mais baixo, adquirir o veículo de duas rodas costuma ser uma escolha interessante para o orçamento.

Prós e contras de ter uma moto

Como meio de transporte, as principais vantagens de uma moto, especialmente nos grandes centros, são a mobilidade ao se locomover e a economia no orçamento. Conforme explica o diretor comercial da Webmotors, Thiago Andrade, com a alta dos combustíveis e o elevado custo de se manter um carro, muitos optam pela motocicleta. Em São Paulo, por exemplo, elas são uma alternativa para os dias em que o carro está preso no rodízio.

Mas as facilidades que ela oferece também dependem de sua utilização. Para Paulo Garbossa, consultor automotivo, ela é eficiente para percursos curtos, em que não haja necessidade de carregar peso. Mas, para quem trabalha longe, por exemplo, o uso pode ser dificultado, principalmente em dias de chuva.

Antes de comprar uma moto, é fundamental verificar se ela se enquadra no seu perfil de uso. Foto: iStock, Getty Images

Antes de comprar uma moto, é fundamental verificar se ela se enquadra no seu perfil de uso. Foto: iStock, Getty Images

Consórcio é opção segura e garantida para moto

Uma das opções disponíveis para fazer a compra de uma moto é a participação em um consórcio. Ele funciona através de um grupo de cotistas, que participam de sorteios. Todos os meses, os contribuintes pagam uma parcela, que vai juntar o dinheiro necessário para a compra.  Ou seja, ele funciona como uma forma de autofinanciamento a longo prazo.

Mensalmente, um ou mais consorciados são sorteados e podem retirar o crédito adiantado, dentro do valor total que o grupo arrecadou, para comprar sua moto à vista. Todos os participantes recebem o dinheiro para aquisição do veículo até o fim do prazo de consórcio, de acordo com normas pré-estabelecidas contrato. A principal desvantagem é o tempo de entrega, que pode se alongar.

Motocicletas usadas podem ser bom investimento

Se você não tem paciência para esperar pelo tempo do consórcio, mas também não possui o dinheiro necessário para uma moto zero quilômetro, a compra de uma usada pode compensar. Mas é preciso buscar a ajuda de um mecânico de confiança na hora de fechar o negócio. Ele ajudará você a verificar questões como funcionamento do freio, suspensão, estado dos pneus, rolamento da coluna do guidão, partida, qualidade do motor e alinhamento geral do veículo.

Além disso, não se esqueça de estudar toda a documentação. Confira se não há alienação, se as parcelas de um possível financiamento estão em dia e quitadas e também se, no Departamento de Trânsito (Detran), não existem multas e infrações registradas na placa.

Você também pretende comprar uma moto? Comente!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa