Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar milhas é um bom negócio? Confira

A- A+

A maioria das companhias aéreas possui programas de milhagens que beneficiam os consumidores com passagens aéreas. A cada voo ou com o uso de um cartão de crédito conveniado, o consumidor acumula milhas que se transformam em viagens nacionais ou internacionais.

Essas milhas, geralmente, possuem prazo de validade e, como muitas pessoas acabam não podendo aproveitá-las, comprar milhas ou vendê-las tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre consumidores que não têm o total de milhas necessário ou que não podem usá-las no momento.

Sites possibilitam consumidor comprar milhas

Os programas das companhias aéreas proíbem a prática de compra de milhas e não permitem a transferência de pontos entre consumidores. Mas, permitem que o titular emita passagens em nomes de terceiros usando as milhas.

comprar-milhas

Compra de passagens por milhas só vale a pena em casos de trechos de longa duração. Foto: iStock, by Getty Images

Como essa demanda por comprar milhas ou vendê-las tem se tornado cada vez maior, já existem sites especializados nesse tipo de transação.

É o caso do MaxMilhas. O serviço online conecta consumidores que querem aproveitar a compra e venda de milhas. O site não faz as transações, apenas serve de intermediário entre as pessoas que querem maximizar suas milhas e aqueles que querer voar por valores mais acessíveis. Os valores de compra e venda são determinado pelos próprios compradores e vendedores.

O HotMilhas é outro serviço online disponível, mas que trabalha de modo diferente. O próprio site compra as milhas do consumidor por meio de uma sistema de cotação.

Para quem não quer se desfazer das milhas, mas não tem pontuação suficiente para trocar por passagens, existe outra alternativa. O programa Smile, da Gol, permite que o usuário compre milhas da própria companhia para completar a diferença e poder fazer o resgate. O programa permite ainda que o consumidor revalide milhas expiradas.

Comprar milhas: faça os cálculos

As possibilidades e caminhos estão aí, mas a pergunta é: comprar milhas é mesmo mais vantajoso do que comprar as passagens diretamente? A resposta vai depender de pessoa para pessoa, variando, principalmente, de acordo com o objetivo do futuro passageiro.

No caso de voos nacionais, a compra de passagens por milhas só vale a pena em casos de trechos de longa duração, aqueles que serão realizados em datas comemorativas ou os comprados em cima da hora. A dica é de um dos sócios do MaxMilhas, Max Oliveira.

Para o viajante profissional Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, comprar milhas é uma boa opção para voos internacionais, principalmente quando o consumidor já tem parte da pontuação necessária para o resgate.

Comprar milhas ou não, a dúvida só é mesmo solucionada a partir de uma boa pesquisa de preços. Vá nos sites das companhias aéreas e pesquise os voos de acordo com as datas, horários e destinos desejados. A mesma pesquisa deve ser feita nos sites de compra e venda de milhas.

O consumidor precisa ter em mente que a compra das milhas não o isenta de pagar as taxas de embarque. Ele vai pagar ainda as tarifas de serviços dos sites que realizaram a transação.

Já para quem quer vender as milhas, é preciso ter certeza de que você não vai mesmo utilizadas. Caso elas estejam próximas de expirar, não precisa pensar duas vezes: vendê-las é o melhor negócio.

Conheça os programas de milhagens das principais cias aéreas

Gol – Smiles

TAM – TAM Fidelidade

Azul – Tudo Azul

Avianca – Amigo

Escolha o destino da sua próxima viagem

Já sabe para onde vai viajar nas próximas férias? No Vivo Compras, você pode buscar passagens, hotéis e pacotes de forma super fácil. É só acessar e preencher os campos para consultar os detalhes sobre o destino escolhido.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços em passagens aéreas. 

As dicas sobre comprar milhas fez você lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple