Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar dólar para investir é um bom negócio?

A- A+

Com as oscilações constantes da moeda norte-americana – que ultimamente, tendem a oscilar para cima – as dúvidas sobre comprar ou não comprar dólar são cada vez mais frequentes. Com a volatilidade cambial, fica complicado pensar até mesmo em curto prazo.

Afinal de contas, muitos são os problemas decorrentes dessa alta. Conforme a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a elevação da moeda norte-americana já refletiu no preço dos alimentos, em função da importação de produtos. Como fica, então, a situação de quem precisa comprar dólar para uma viagem ou quer buscar uma forma de investimento?

comprar-dolar

Investidores interessados no mercado internacional, não precisam comprar dólar. Foto: iStock, by Getty Images

Comprar dólar para viagem x fundos cambiais

Normalmente, quem está com viagem marcada para o exterior tem dúvidas sobre a data certa para comprar dólar. Não é à toa. Fazer qualquer previsão sobre o câmbio é uma façanha até mesmo para os especialistas no assunto. Se optar pela compra, no entanto, faça isso com antecedência para conseguir uma boa oferta.

Se não quiser depender somente da sorte de comprar dólar em grande quantidade por um bom preço, há um mecanismo de proteção, chamado “hedge“, que trava o dólar a uma cotação boa sempre que houver oportunidade.

A melhor forma de fazer isso, ou seja, com menor perda, é perdendo um tempinho e comprando o dinheiro (em cédulas) na casa de câmbio, pois sobre essa operação há uma única taxa, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é de 0,38%.

Para investir, não é preciso comprar dólar

Para os investidores interessados no mercado internacional, não há necessidade de comprar dólar. Os bancos e corretoras costumam oferecer fundos cambiais, em que a rentabilidade está atrelada à oscilação da moeda, porém o seu investimento é em reais.

Os fundos cambiais aplicam pelo menos 80% de sua carteira de crédito em ativos (dos mais diferentes riscos) vinculados ao dólar ou ao euro. O restante é aplicado em operações de renda fixa pré ou pós fixada. Porém, não é aconselhado fazer este tipo de investimento no longo prazo, em função da oscilação.

Os especialistas no assunto recomendam, no entanto, que se invista apenas uma pequena parte do seu dinheiro, que não vá lhe fazer falta em caso de perda. Como se pode perceber, trata-se de um investimento de risco, embora não seja permitida a perda superior ao patrimônio do fundo (exceto em casos de default nos ativos do fundo).

Cartão de crédito com benefícios

Se você vai viajar, é de extrema utilidade também possuir um cartão de crédito internacional. Com os cartões de crédito da Vivo você tem essa opção. Além de viajar tranquilo, com uma segurança para casos de emergência, você ainda pode usufruir de diversos benefícios.

Clientes Vivo Pré e Controle revertem o uso do cartão em bônus para falar mais, enquanto clientes Vivo Pós somam pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza, que podem ser resgatados com descontos em dezenas de opções de entretenimento e também nas compras em lojas conveniadas.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de comprar dólar? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito