Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar com desconto exige atenção do consumidor

A- A+

Se é verdade que economizar é ótimo, também é preciso ter atenção redobrada ao que parece ser uma oportunidade de pagar barato. Será que comprar com desconto sempre vale a pena?

Aquilo que parece uma barbada pode esconder uma promoção especialmente criada para enganar consumidores desatentos. Para se prevenir, é importante saber como identificar se aquele desconto é verdadeiro e não uma camuflagem.

Comprar com desconto em lojas

Na hora de comprar roupas, verifique se a peça com desconto não precisa de reparos. Foto: AFNR, Shuttestock

Evite surpresas ao comprar com desconto

Comprar com desconto parece fácil, afinal, são vários os anúncios de promoção espalhados por aí. Mas algumas supostas ofertas escondem problemas, como produtos próximos do vencimento da validade ou até com o prazo vencido. É preciso estar atento para pedir a substituição.

Eventualmente, as lojas informam que esse prazo está próximo e a decisão fica com o cliente: se você for consumir antes da validade, pode ser que comprar com desconto valha a pena. Mas não adianta se empolgar com a oferta, adquirir em quantidade e acumular produtos estragados.

A mesma regra vale para roupas. Algumas lojas vendem produtos que necessitam de pequenos reparos ou que são peças únicas de mostruário.

Avalie se você tem condições de fazer o conserto, se vale a pena o investimento em relação ao preço para comprar com desconto justo. Se você vir um produto com defeito, exija desconto.

Também é importante fazer bem o cálculo quando são anunciados itens com “pague 2, leve 3” e há outros produtos semelhantes com diferentes pesos. Avalie se não está pagando mais por um anúncio do que pela quantidade de peso.

Considere ainda se o desconto é interessante para o momento em que você está vivendo. Não entre em promoções de ocasião só porque um produto está mais barato.

Se é hora de economizar, ou o orçamento já está no limite, nada de passar dele só porque o desconto está ali. Os juros de uma dívida podem sair mais caros que o desconto que você pensa que está obtendo.

Atenção e pesquisa para comprar com desconto

De acordo com Émerson Fabris, administrador e educador financeiro, para garantir que o desconto é real, uma dica é ficar atento à idoneidade da loja.

“Veja se é uma loja que costuma respeitar o consumidor e cuidado com a internet: se uma grande rede oferece o produto por um preço e outra desconhecida oferece por muito menos, desconfie”, recomenda.

Outra dica de Fabris para comprar com desconto sem ser enganado é fazer pesquisas para conhecer o preço de mercado.

É o caso de denúncias de falsas promoções de Black Friday, por exemplo, quando são oferecidos descontos que pouco diferem do preço real. “Se o consumidor conhece o preço normal, ele tem base para comparar e não corre riscos”, afirma.

No caso da internet, existem sites que registram os elogios e as reclamações de consumidores que podem ser consultados antes de fazer compras, principalmente aquelas que chamarem muito a sua atenção em relação a descontos.

Confira se os prazos de entrega estão sendo respeitados e se os clientes estão satisfeitos. Boas referências sempre ajudam.

Você vai se interessar por:

Aproveite os períodos de oferta no comércio

Descubra por que compras online podem valer a pena

5 curiosidades sobre cupons de desconto que você não conhecia

Descontos em cupons

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, com redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao Vivo Descontos, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS.

Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você sabe como comprar com desconto? Deixe um comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular