Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar carros NP: vantagem ou dor de cabeça?

A- A+

Você está em busca de um novo automóvel, pesquisa por usados e, de repente, encontra uma verdadeira barbada: veículo bonito, com bons opcionais e um preço atrativo. Antes de bater o martelo, porém, percebe que ele está entre os chamados carros NP. E aí vem a dúvida: esse tipo de denominação é um problema para o que parecia ser um bom negócio?

O que são carros NP?

Quando alguém financia a compra de um automóvel, mas não honra as prestações, o bem acaba retomado pelo banco ou financeira. Contudo, antes da busca e apreensão do veículo acontecer, há quem opte por negociar o carro para quitar a dívida. Nessas situações, geralmente o vende por valores mais baixos do que os praticados pelo mercado.

Dessa forma, comprar carros NP (ou seja, não pagos) pode ser uma boa chance de ter o veículo desejado por um preço mais baixo. Mas será que fazer esse tipo de negócio é tão vantajoso quanto parece? Ou será que gera uma dor de cabeça desnecessária?

Vendedor de carros NP

Negócio que parece atrativo ao bolso pode resultar em prejuízos ao comprador. Foto: iStock, Getty Images

Vale comprar um carro NP?

Se você pensa na aquisição de um carro NP, saiba que o menor valor é o primeiro e talvez único ponto positivo no negócio. Afinal, o custo pode ser até 30% menor que o preço de mercado pelo mesmo veículo. Em tempos de crise, com orçamento apertado, parece uma tentação ter o automóvel dos sonhos pagando tão menos por ele.

Muitas das vendas são feitas de forma simples, através de procuração e recibo, com manual, chave reserva do carro e emplacamento. O comprador também recebe o carnê, caso ele deseje renegociar com o credor.

Quando o processo é feito de forma clara, quem adquire o carro sabe que ele pode ser retomado pelo banco e que o processo pode levar até 5 anos.

A negociação de carros NP só é legal quando o comprador inadimplente repassa o veículo juntamente com a documentação completa, incluindo informações sobre saldo pendente de financiamento e outras dívidas a serem quitadas.

Você pode ser vítima de um crime

Mas não se deixe enganar. Apesar do preço realmente baixo em relação ao mercado, o consumidor precisa tomar muito cuidado com as armadilhas que os carros NP podem esconder. Ainda que o modelo de venda possa ser legalizado, muitos veículos clandestinos acabam comercializados nesse meio, o que pode gerar dores de cabeça para o consumidor.

Há estelionatários que se escondem por trás de uma atraente oferta para aplicar golpes e lucrar, lesando desavisados que compram carros NP como se fossem veículos quitados, iludidos pela oportunidade de adquirir um automóvel por um preço inferior.

O esquema consiste na compra financiada de um veículo, que é registrado em nome de um laranja e não tem suas parcelas pagas. O estelionatário, então, vende o carro por um valor menor para um terceiro, alegando a necessidade de vendê-lo rapidamente.

Nos primeiros meses, ou até mesmo anos, ele poderá rodar tranquilamente com o veículo, mas o prejuízo futuro é certo: ele perderá a posse do carro com a execução do mandado de busca e apreensão pela Justiça.

Outro perigo ao qual os compradores de veículos NP estão expostos é o de levar carros roubados para casa. Golpistas usam este o pretexto do NP para justificar preços menores, quando na verdade apenas estão se livrando de um produto do crime.

Para não cair nessa cilada, pegue o número do Renavam do carro em veículo e consulte sua situação no site do Detran do seu estado.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Se você tem um carro, uma boa dica é garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

não consigo pegar empréstimo
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
cooperativa habitacional
preço de imoveis começa a cair