Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comprar carro para o filho: o segredo é poupar

A- A+

O desejo de dar um carro para o filho é comum entre os pais. O problema é que reunir a quantia necessária para chegar até lá não costuma ser tarefa fácil e pode até mesmo demandar muitos anos de economia.

Assim como para realizar qualquer outro sonho, as duas principais dicas são organizar o planejamento financeiro e definir exatamente o que você deseja. Do contrário, fica difícil saber se o valor poupado vai ser suficiente ou não – e em quanto tempo.

Economia para comprar carro para o filho

Para Nelson Frederico de Sousa, professor de finanças do Ibmec-RJ, o primeiro passo é definir com qual idade você acredita que o seu filho já vai ter maturidade suficiente para ter um carro. Com base nesse dado, é hora de avaliar a sua renda e estimar qual é o valor que pode ser separado mensalmente.

“Estabeleça o preço do carro quer quer comprar, incluindo taxas, seguros e legalizações. Você verá que tendo tempo o valor mensal não é tão grande assim, é suportável, e vai surpreendê-lo no devido tempo”, explica o professor.

O ideal é que o dinheiro seja depositado em uma caderneta de poupança ou mesmo aplicado em outras modalidades de renda fixa que ofereçam segurança ao investidor. Com a economia programada, você evita os juros envolvidos em empréstimos e permite que a compra aconteça dentro dos limites estabelecidos pela sua renda, sem espaço para exageros e contas em atraso.

Ao comprar o carro para o seu filho dê atenção especial aos itens de segurança. Foto: iStock, Getty Images

Ao comprar o carro para o seu filho dê atenção especial aos itens de segurança. Foto: iStock, Getty Images

Avalie a necessidade de comprar carro para o filho

Antes de comprar o carro, também é preciso conversar com o seu filho. Afinal de contas, ele é o maior interessado no negócio e as suas expectativas podem não ser as mesmas que ele possui. Por isso, esteja aberto ao diálogo e às possibilidades disponíveis.

Em alguns casos, o carro não é assim tão necessário e pode dar lugar a uma viagem, por exemplo. A quantia economizada ao longo dos anos também pode se transformar em uma oportunidade de investir no futuro do seu filho.

Se ainda assim a opção for pelo automóvel, é hora de definir as características que o modelo deveria oferecer. O ideal é optar pelos caros mais econômicos, com motor 1.0, indica o diretor da Bráulio Veículos e Consultoria, Bráulio Brum Neto.

É o caso dos veículos do tipo hatch, que oferecem ainda uma carroceria menor, que além de oferecerem um aspecto esportivo, são mais fáceis de estacionar em vagas pequenas. Também vale ficar atento aos itens de segurança, como é o caso do freio ABS e do air bag.

Cartões de crédito com benefícios

Quer outra alternativa para guardar mensalmente o dinheiro que vai servir para a compra do veículo? Então é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para comprar o carro para o filho? Compartilhe!

vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito