Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compra de carro com a melhor negociação? Veja como conseguir

A- A+

O conceito de uma boa negociação na compra de carro é uma questão de ponto de vista. Você pode se sentir satisfeito por adquirir o modelo que deseja com uma prestação que cabe no bolso. Ou pode sair feliz por receber um desconto, bônus ou mesmo opcionais.

Seja qual for a situação, o comprador sempre deseja finalizar a aquisição do melhor veículo (mais novo e completo) pelo valor mais em conta. Com a atual crise econômica, isso pode ser mais difícil, mas não impossível. É preciso redobrar o cuidado para não sair perdendo e seguir algumas dicas para comprar seu zero quilômetro ou usado.

Boa negociação na compra de carro é uma questão de ponto de vista.

Ao saber o valor do carro e quanto você pode pagar, fica mais fácil negociar o preço final. Foto: Shutterstock

Passo a passo da compra de carro com economia

1. Conheça o preço

Quanto se trata de um zero quilômetro, as concessionárias conseguem praticar uma maior precisão nos preços. Nesse caso, para garantir uma negociação melhor, o caminho é caprichar mais na entrada e reduzir o número de parcelas conforme suas possibilidades.

No caso dos usados, a regra é avaliar o preço do veículo na tabela Fipe e descontar 15%. Contudo, a avaliação pode mudar dependendo do estado de conservação do bem. Se a quilometragem estiver muito alta, o interior do veículo todo desgastado e se já tiver sido batido, não se pode vender por apenas 15% a menos da tabela, não é mesmo?

2. Escolha a data

Se você não precisa do automóvel para hoje, uma dica para conseguir uma boa negociação na compra de carro é esperar o final do mês. Nessa época, os vendedores se mostram ansiosos para alcançar suas metas. Se você fizer uma pesquisa em diversas revendas, sua margem de negociação fica ainda melhor.

3. Defina a forma de pagamento

Não há dúvidas de que a compra de carro à vista compensa mais – e não apenas com dinheiro em espécie. Afinal, quando se tem toda a quantia disponível, é possível conseguir bons descontos. Ainda assim, a pesquisa de preços é fundamental.

Para quem precisa parcelar um carro usado, a dica é fazer um financiamento pessoal. Dependendo das condições que seu banco oferece, você pode conseguir o recurso com taxas de juros bem menores que as da loja. Já no caso dos novos, a proposta da montadora costuma ser mais viável.

4. Barganhar é preciso

Além das questões mais técnicas relativas ao carro, é importante saber negociar, perguntar e barganhar. Deixe claro para o vendedor quanto você pode gastar. Isso melhora as chances de conseguir um desconto maior.

Você vai se interessar por:

Vale a pena comprar carro novo em tempos de juros altos?

Saiba como comprar carro com cartão de crédito

Comprar um carro exige planejamento financeiro

Assistência em emergências

Tudo certo com a compra de carro? Agora é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Os cuidados necessários para a manutenção do carro e da casa sempre tomam tempo – além de paciência e dinheiro – dos proprietários.

Para facilitar e agilizar os reparos, serviços como o Vivo Assistência Casa e Auto providenciam socorro mecânico para o seu automóvel, eletricista e encanador para sua casa e chaveiro para os dois. Tudo isso mediante uma mensalidade de apenas R$ 5,90. Para contratar, basta enviar um SMS com a palavra CASA para 2929.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas para compra de carro com economia? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro