Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compra da China vale a pena? Veja dicas

A- A+

A compra de produtos importados originados da China tem crescido muito, bem como de outros países. Porém, com inflação, juros e câmbio em alta, será que uma compra da China ainda está valendo a pena?

Conforme o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 88% dos compradores de sites internacionais julgam que o preço baixo da concorrência externa compensa o tempo de entrega quase cinco vezes maior dos importados. Um levantamento realizado pelo órgão aponta que quatro entre cada dez consumidores virtuais já compraram de sites estrangeiros.

compra-da-china

Um dos problemas a ser enfrentados é que suas compras fiquem retidas na Receita Federal. Foto: iStock, by Getty Images

Quanto vale a compra da China?

Apesar das propostas sedutoras, é importante fazer uma boa pesquisa antes de realizar a compra da China. Mais do que preço, é preciso verificar se o site é confiável e também checar a taxa de importação que você pagará pelo produto.

Via de regra, nas compras acima de US$ 50, o cliente paga uma taxa de 60% sobre o valor da mercadoria (incluindo frete). Antes de comprar, é preciso incluir essa taxa na sua conta para ver se vale a pena.

O tempo de entrega também precisa ser avaliado. A regra é simples: compre com bastante antecedência, pois geralmente a chegada do produto leva de 15 a 60 dias. Então, esqueça a ideia de comprar toda a decoração daquela festa que você vai realizar no mês que vem.

Quanto à qualidade, faz tempo que isso deixou de ser um problema quando se trata de uma compra da China. Um dos riscos, atualmente, é que suas compras fiquem retidas na Receita Federal.

Conheça o perfil de quem compra da China

Com o levantamento do SPC Brasil, é possível também conhecer algumas características em comum de quem compra da China e de outros países, traçando um perfil desse consumidor. Nesse ranking, 48% dos compradores pertencem às classes A e B,  49% são mais escolarizados e 45% são mais jovens.

Entre as preferências dos consumidores, está a compra da China e dos Estados Unidos. Os produtos mais procurados são roupas, acessórios de vestuário (como cintos e bolsas), acessórios para celulares e tablets, artigos para bebês e crianças e perfumes.

Cartões de crédito com benefício

Se você é adepto do e-commerce, um cartão de crédito facilita (e muito) a sua vida. Em parceria com dois bancos, a Vivo oferece cartões de crédito nacionais e internacionais. Além de fazer suas compras com tranquilidade, você ainda conta com benefícios.

Clientes Vivo Pré e Controle acumulam pontos para trocar por bônus para falar mais. Já os clientes Vivo Pós somam pontos para trocar no programa de recompensas Vivo Valoriza, que dá direito a excelentes descontos  em diversas opções de entretenimento, e também em compras nas marcas parceiras.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para compra da China? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito