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por Vivo Seu Dinheiro

Compra coletiva x cupom de desconto: veja diferenças

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Não é difícil perceber como a internet passa, cada vez mais, a fazer parte do dia a dia das pessoas. Prova disso são os números crescentes também nas compras pelo comércio eletrônico. Segundo o 31º Webshoppers, relatório que avalia o e-commerce brasileiro,  o setor encerrou 2014 com um aumento de vendas de 24% em relação a 2013.

Com essa tendência, cresce também o número de consumidores interessados em compra coletiva e cupons de descontos. Nesse caso, economia é a palavra de ordem. Embora as duas opções ofereçam vantagens atraentes ao cliente, cada uma possui particularidades que devem ser levadas em conta na hora da compra.

Compra coletiva, uma escolha sedutora

Os sistemas de compra coletiva, febre nos últimos anos, alcançaram sua popularidade a partir da oferta de grandes descontos. Refeições, procedimentos estéticos e passeios são só alguns dos produtos que podem ser encontrados para venda. Nesse tipo de promoção, o desconto é ativado assim que um número pré-determinado de consumidores compram a oferta.

Além disso, a multiplicação desses sites permitiu que o consumidor tivesse, cada vez mais, acesso a promoções específicas para a sua cidade. Para quem compra, uma alternativa rentável. Para quem anuncia, um modo de dar visibilidade à empresa e ao produto.

Possibilidades para o consumidor que busca ofertas e vantagens. Foto: iStock, by Getty Images

Sistemas de compra coletiva e cupom de desconto são tentadores para quem busca ofertas online. Foto: iStock, by Getty Images

No entanto, há uma mudança em curso no comportamento do consumidor dessas ofertas. É o que aponta a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Segundo o órgão, 47% dos consumidores diminuíram a frequência com que consomem por esses sites. Em entrevista a Agência Brasil, a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, afirma que esse modelo de compra “veio como um boom (crescimento acelerado) e a impressão que dá é que as pessoas foram com muita sede ao pote”. Ela acredita que o aumento da cautela na hora de comprar ocorre porque o consumidor está mais atento às condições propostas, deixando de agir por conta de um primeiro impulso.

Uma opção às compras coletivas

O estudo mostra ainda que 34% dos entrevistados paga pelo serviço, mas acaba não o utilizando. É aqui que encontramos uma das principais diferenças entre a compras coletiva e os cupons de desconto. Enquanto no primeiro o pagamento é feito de forma antecipada, antes de ocorrer o consumo do produto, o segundo garante desconto em caso de compra. Ou seja, o cliente recebe uma redução no valor do produto sem que, na maioria dos casos, precise pagar nada. No máximo, existe o pagamento de uma taxa de assinatura do programa. Assim, o compromisso em usar a oferta diminui.

Vivo Descontos

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, o Vivo Descontos. Ele oferece redução de preço em produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao programa, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

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