Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compra coletiva é boa opção? Descubra

A- A+

O modelo de compra coletiva seduziu os consumidores ao longo dos últimos anos. De acordo com o 27º relatório Webshoppers, só em 2012 o setor faturou R$1,65 bilhão. De lá para cá, o modelo já perdeu o status de novidade, mas ainda atrai o público.

Os descontos oferecidos são o principal atrativo. Afinal, ao anunciar o seu produto em um site de compras coletivas, a empresa vai ver o seu número de vendas aumentar e pode oferecer preços mais baixos. Por outro lado, os anúncios exigem atenção.

Quando a compra coletiva é vantajosa

Pagar menos por um produto ou serviço pode ser uma boa alternativa para o seu bolso, mas não é o único fator que deve ser levado em conta. Conforme explica Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP, ao acessar a internet o consumidor visualiza anúncios e promoções por todos os lados.

Em um site de compra coletiva, que reúne diferentes ofertas, a realidade é ainda mais presente. É por isso que, para Fátima, o desafio é manter o controle sobre os impulsos de compra e evitar adquirir um cupom só porque o preço oferecido é barato.

O primeiro passo é avaliar se você realmente precisa daquilo que é oferecido no anúncio. Depois, não deixe de analisar a qualidade. Para ter certeza de que a compra não vai ser uma frustração mais tarde, vá em busca de informações sobre a empresa que possui o produto ou serviço desejado.

Antes de fechar a compra, avalie se você realmente precisa do produto. Foto: Shutterstock

Antes de fechar a compra, avalie se você realmente precisa do produto. Foto: Shutterstock

Cuidados na compra coletiva

Lembre-se ainda de que são diversas as formas de consumo oferecidas ao consumidor. Por isso, você precisa estar atento às condições impostas para entrega do produto, como usar o cupom, os horários de atendimento do serviço, os limites de compras e outras normas.

Para garantir mais segurança, também se informe sobre os prazos e condições envolvidas ao adquirir o cupom. Em alguns casos, parte do pagamento pode ser feito na hora da compra e o resto no momento em que o produto é retirado, por exemplo. Não esqueça ainda de verificar se é possível reembolsar parte do dinheiro em caso do desistência e qual é o prazo máximo para resgate do serviço oferecido.

Outra dica é concentrar o máximo de compras em um único site. Clientes que fazem vários negócios no mesmo portal costumam ganhar créditos e bônus exclusivos. Quando você indica o site a amigos, também recebe pontos para trocar.

Gostou das dicas sobre compra coletiva? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote