Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compesa leva água e trata o esgoto em 185 cidades de Pernambuco

A- A+

O acesso a condições básicas de saneamento é um direito universal no Brasil, garantido pela Lei nº 11.445. E são as companhias estaduais os órgãos que garantem o cumprimento dessas regras. Em Pernambuco, a Compesa é a responsável por tratar o esgoto e fornecer o abastecimento de água para a população.

A Compesa na internet

Como é a maior empresa de saneamento de Pernambuco, a Compesa precisa contar com um sistema abrangente para atender e resolver as demandas da população que abastece.

Aderindo à tecnologia, a companhia possui um sistema de atendimento online ao cliente, através do qual é possível solucionar situações que antes exigiam comparecimento em alguma agência.

Compesa é a companhia de água em Pernambuco

No abastecimento de água ou tratamento de esgoto, Compesa atua em 173 municípios. Foto: Divulgação

Entre os serviços oferecidos pela companhia através do site está a 2ª via de conta. Com o número de matrícula do cliente, é possível acessar uma nova versão do documento, que deve ser pago nos agentes recebedores credenciados. Também é possível consultar quais foram os pagamentos mais recentes referentes ao imóvel.

Se o cliente desejar receber a fatura por email, também é na aba de atendimento online que deve solicitar.

A Compesa conta ainda com um sistema de facilitamento para pessoas com deficiência. Os proprietários ou responsáveis financeiros de um imóvel que possuem deficiência visual têm a possibilidade de solicitar o envio de uma fatura em braile.

Para quem está em situação de débito com a empresa, é possível negociar e parcelar a dívida através do site.

A página também torna virtual a solicitação de serviços como uma nova ligação de água na residência, um ramal de esgoto, algum problema na rede de esgotamento ou a correção de um vazamento hídrico na região ou no próprio imóvel.

Você vai se interessar por:

A abrangência da Compesa

A Companhia Pernambucana de Saneamento é uma organização vinculada do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apesar de não ser uma empresa estatal. Seu caráter privado permite que existam outros acionistas, mas o Estado é o maior deles e comanda boa parte dos serviços da companhia.

Criada em 1971, a Compesa atua hoje em 173 dos 185 municípios de Pernambuco. Entre abastecimento de água e tratamento de esgoto, os serviços básicos de saneamento são prestados a boa parte da população pernambucana. Porém, é válido ressaltar que nem todas as cidades recebem os dois tipos de ação da empresa.

A principal área de distribuição de água da Compesa é a capital, Recife, e sua região metropolitana. Cidades como Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Abreu e Lima, Cruz de Rebouças, Jardim Paulista, Candeias, Piedade e o Complexo Industrial de Suape são abastecidos pela companhia.

Para o tratamento de esgoto, a ação se distribui na região metropolitana e no interior do Estado. Além de Recife, outros 32% das cidades próximas são contempladas com o serviço.

Já na região mais interiorana, apenas 20% dos municípios têm o esgoto tratado pelo órgão vinculado ao governo. Segundo o último censo do IBGE, 28% das cidades pernambucanas não contam com tratamento de esgoto.

 

Gostou de conhecer os serviços online da Compesa? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças