Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compare os bancos e suas taxas de juros

A- A+

Abrir uma conta corrente é alternativa para garantir mais segurança ao seu dinheiro e praticidade na hora de pagar as contas. Mas, antes de escolher a instituição financeira, vale uma dica: compare os bancos e as opções que eles oferecem. As diferenças podem parecer pequenas, mas certamente vão pesar no seu bolso na soma final de gastos.

Compare os bancos e escolha

O primeiro passo para definir a escolha da instituição bancária é reconhecer quais são as suas necessidades, explica o presidente da Luca Contas, Arthur Jardim Nogueira Borges. Afinal, diferente do que muitos pensam, os bancos não são todos iguais.

“Se a necessidade é pagar tarifas bancárias mais baixas, existe banco para isso, mas ao sacrifício de um atendimento ao cliente“, exemplifica. Em geral, os bancos públicos são os que oferecem os juros mais atraentes e opções de contar com programas oferecidos pelo Governo Federal. Por outro lado, as alternativas de investimento não costumam ser tão vantajosas.

As instituições pequenas, por sua vez, tendem oferecer facilidades de crédito e aplicações, mas Borges destaca que é preciso estar atento às taxas de administração cobradas, que podem anular as vantagens. Também não esqueça de verificar as taxas cobradas para serviços mais simples, mas fundamentais para o seu dia a dia.

Antes de abrir a sua conta, compare os bancos com o auxílio da internet. Foto: iStock, Getty Images

Antes de abrir a sua conta, compare os bancos com o auxílio da internet. Foto: iStock, Getty Images

Compare os bancos através do Banco Central

Para evitar que você precise ir de banco em banco para conhecer as suas tarifas, juros e outra opções oferecidas, o professor de Economia do Ibmec/RJ, Daniel Sousa, indica uma alternativa: a pesquisa através do site do Banco Central.

Basta acessar a página para encontrar disponíveis as informações sobre as taxas oferecidas pelos bancos em diversas modalidades de empréstimo e financiamento. Semanalmente, as planilhas são atualizadas e permitem que você faça um acompanhamento das principais variações ocorridas.

Já a Federação Brasileira de Bancos (Fenabran) oferece ainda uma lista que inclui os preços cobrados para realizar serviços como o fornecimento da segunda via do cartão de crédito, saques, depósitos e extras. Mas lembre-se de que esse é um levantamento inicial e que, depois de comparar os bancos, é fundamental buscar informações presencialmente.

Tarifas em bônus

Quer garantir ainda mais economia no banco? Uma forma de poupar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas para escolher o seu banco? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como não pagar juros de cartão de credito