Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compare 4 modelos de roteador

A- A+

Responsável pelo encaminhamento dos dados de conexões de internet, o roteador permite conectar máquinas e computadores em uma rede. Ideal para redes empresariais ou domésticas, o aparelho deve ser escolhido com base no nível de segurança e na velocidade para a condução dos pacotes de dados TCP/IP.

A escolha de um bom roteador

Mais da metade da população brasileira tem acesso à internet. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a proporção de internautas no Brasil é de 50,1%, sendo que 28 milhões dos lares que acessam a web têm computador em casa. E, segundo a pesquisa, a maior parte desses acessos é feita através de um roteador wireless.

roteador-

Comparar modelos de roteador é a melhor forma de escolher o melhor aparelho. Foto: Shutterstock

Para escolher um roteador de qualidade é preciso analisar todos os fatores que estão relacionados à utilização da rede gerada por ele. Segundo o analista de sistemas Leandro Alvim, é importante observar características como a largura da banda, a área de cobertura, os tipos de conexões suportadas e algumas especificações do hardware.

Outro detalhe importante é verificar o tipo de conexão que será utilizada. Os roteadores podem receber dados através de uma banda larga fixa – por ADSL ou cabo – ou através de conexões móveis, como 3G e 4G. Cada tipo de rede exige um aparelho diferente. Para as móveis, é preciso de um hardware que comporte chips.

Leandro Alvim também aponta a segurança do roteador como fator decisivo na hora da compra. Hardwares com Firewall integrado podem proteger melhor a rede contra possíveis invasores. Um aparelho que funcione com Firewall SPI e tenha sistema de encriptação WPA e WPA2, por exemplo, conseguem barrar o roubo de suas informações.

4 modelos de roteador

roteador1O modelo DIR-503A da D-Link é um roteador portátil de “Wall-Plug”, ou seja, é conectado à uma tomada fixa na parede. Com velocidade de até 150 Mbps, ele funciona também como repetidor, captando o sinal emitido por um roteador principal e expandindo a área de cobertura da rede. Ele também possui antena interna, para que você conecte qualquer cabo de internet e crie uma rede.

 

 

 

Daniel PereiraAs duas antenas desse roteador fazem toda a diferença. Com tecnologia Dual Band, ele permite que até 15 dispositivos diferentes se conectem a ele sem perder a velocidade da conexão. São 200 m² de alcance, com velocidade de 750 Mbps e dois firewalls ativos, para reforçar a segurança da rede, já que ela é acessada por vários dispositivos.

 

 

 

 

roteador3O TL-MR3020 é um modelo voltado para quem quer gerar uma rede a partir de dados móveis. São 150 Mbps na velocidade da conexão e criptografia WPA2, que garante mais segurança à rede.

 

 

 

 

 

roteador4São 1.300 Mbps de velocidade na conexão desse roteador da Apple. Também é dual band, ou seja, funciona em duas frequências diferentes e permite que o seu dispositivo se conecte à banda que ele considerar melhor. Por ocupar 64% menos espaço do que as versões anteriores, é ideal para escritórios. A largura de banda do canal é de 80 MHz.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para roteador

Este artigo sobre roteador fez você lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador