Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Compare a rentabilidade de investimentos no CDB com LCI ou LCA

A- A+

Precisa de retorno em curto, médio ou longo prazo? E no que diz respeito a rentabilidade de investimentos, qual fornece mais lucro? Essas são duas perguntas que todo investidor deve se fazer antes de aplicar seu dinheiro.

É por isso que se mostra fundamental comparar prós e contras de cada modalidade de aplicação. Para auxiliar nesse processo, o Vivo Seu Dinheiro reuniu dicas sobre a liquidez e a rentabilidade de investimentos no Certificado de Depósito Bancário (CDB) e nas Letras de Crédito Imobiliários e do Agronegócio, LCI e LCA. Veja qual opção é a mais indicada para o seu caso.

Entender a rentabilidade de investimentos é essencial para investir.

Ao decidir fechar investimento, todos os pontos devem ser analisados. Foto: Shutterstock

Rentabilidade de investimentos CDB, LCI e LCA

Para saber qual dos investimentos possui mais rentabilidade, é preciso considerar alguns aspectos, conforme explica o fundador do site General Investidor, Bruno Papi.

Em primeiro lugar, o funcionamento do CDB pode variar de banco para banco, mas, segundo o especialista, a prática mais comum é oferecer um retorno compatível à quantidade investida. Ou seja, quanto mais dinheiro você aplicar, maiores são as chances de conseguir uma melhor taxa em comparação com LCI ou LCA .

No entanto, Papi lembra que as letras de crédito são isentas de Imposto de Renda. Assim, para comparar a rentabilidade de forma justa e real, é preciso retirar a quantidade retida pelo tributo no CDB.

No cálculo da rentabilidade do CDB pós-fixado, é preciso considerar o valor do indexador do Certificado de Depósito Interbancário (CDI), já que, normalmente, o retorno é baseado em uma porcentagem dele.

“Um CDB que rende 80% do CDI, que está em torno de 14%, possui uma rentabilidade de 9,52% líquido ao ano, já com o desconto do IR”, exemplifica. Nesse caso, uma LCI ou LCA, rendendo 10% ao ano, tem rentabilidade maior.

Atenção à liquidez dos investimentos

Além da rentabilidade de investimentos, é preciso ater-se também à liquidez, que é onde aparece a principal diferença entre as modalidades. O CDB, por exemplo, possui liquidez diária. Isso significa que você pode sacar o dinheiro em qualquer dia e qualquer hora.

A modalidade é indicada, de acordo com o especialista, para montar um fundo de emergência, utilizar rapidamente e conseguir um apoio financeiro imediato.

Já a LCI e LCA, por sua vez, são aplicações com prazo de vencimento e sem liquidez, ou seja, você só recebe o seu investimento depois de um período pré-determinado na contratação e não pode ter o dinheiro antes.

Apesar do retorno maior, segundo Papi, esse investimento é recomendado apenas para planejamentos de longo prazo e não deve ser usado em objetivos de curto prazo, como uma viagem com a família ou para pagar a escola dos netos no ano que vem. “O CDB cumpre melhor esse papel”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Segurança dos investimentos

Já no quesito segurança, CDB, LCI e LCA se encaixam entre os investimentos confiáveis. São modalidades de renda fixa, que não geram surpresas no rendimento e não há perdas ao aplicar dinheiro nelas.

Todas são contempladas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) em até 250 mil reais aplicados. Caso a instituição financeira não tenha como pagar as obrigações por qualquer motivo, o FGC assume as obrigações até o valor mencionado e reembolsa os investidores.

 

O que achou das dicas sobre rentabilidade de investimentos? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images
Passo a passo para planejar financeiramente a gravidez
Opção para investir em commodities