Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja cuidados e compare 3 tipos de prancha de cabelo

A- A+

Alisa, tira o frizz, modela e enrola. As funções da prancha de cabelo são muitas e cada modelo tem um efeito específico sobre o fio. Tomando os cuidados necessários, você garante não só cabelos mais bonitos, mas também mais saudáveis com o uso do eletrônico.

Como usar a prancha de cabelo

Sabendo usar a prancha de cabelo, ela não danifica o fio. A afirmação é da cabeleireira Maurem Adam. Segundo ela, a prancha pode beneficiar o fio se você souber as técnicas de aplicação. “As mulheres costumam lavar o cabelo, deixar secar naturalmente e logo passar a chapinha. Mas não pode ser assim, existe um procedimento pra proteger os fios”, explica Maurem.

prancha-de-cabelo

Conhecer seu cabelo é importante na hora de comprar uma prancha para seu cabelo. Foto: iStock, by Getty Images

Para Maurem, a coisa mais importante no processo de utilização da prancha de cabelo é a preparação do fio antes de alisar ou modelar. “É preciso lavar o cabelo, aplicar um protetor térmico, secar com o secador, fazendo uma escova e deixando ele já liso e menos volumoso. Só então você pode passar a prancha”, ensina a cabeleireira.

Outra dica importante é não repetir muitas vezes o movimento da prancha no fio. “Passando duas ou três vezes já é suficiente. As mulheres tem tendência de passar quatro, cinco ou até seis vezes a prancha na mesma mecha. É claro que isso vai queimar o fio e deixar ele mais sensível a qualquer outro tipo de exposição”, aponta a profissional, que ainda alerta que os movimentos de fricção abrem as cutículas do cabelo.

Conhecer a estrutura dos fios também é essencial para quem quer utilizar a prancha de cabelo. A temperatura utilizada varia em cada fio e deve ser escolhida com cuidado. “O máximo de temperatura que deve chegar é 230ºC, mas somente em fios grossos, como os de cabelos afro, ou muito volumosos. Nos demais, o ideal é ficar entre 150°C e 200ºC, para alisar sem queimar as cutículas ou o bulbo capilar”, aponta Maurem.

Depois que o cabelo estiver alisado ou modelado, a profissional diz que pode ser feito o uso de um finalizador. Esse tipo de produto, em óleo ou spray, ajuda a manter o fio selado e hidrata para evitar que o cabelo sofra com a perda de umidade que acontece durante o alisamento.

Três tipos de prancha de cabelo

  • Mallory

O modelo da Mallory é um dos mais compactos da categoria e, por isso, serve tanto para alisamento, quanto para modelar e cachear os fios. As placas de cerâmica vêm com um ponto frio, para que você possa acomodar a prancha no cabelo com maior conforte, além de serem enriquecidas com íons de cerâmica, que ajudam a dar maciez ao cabelo.

  • Ga.Ma Italy

Além dos íons de turmalina presentes nas placas dessa prancha de cabelo, que ajudam a criar um isolamento térmico dos fios, segundo Maurem, o modelo da Ga.Ma é digital. Você pode escolher a temperatura específica desejada para chapinha, por isso se torna ideal para o uso profissional ou quando será dividida entre várias pessoas, já que se adapta a todos os tipos de fios.

  • Mondial

As placas dessa prancha da Mondial são enriquecidos com íons negativos que, para Maurem Adam, são importantes para selar os fios. Eles ajudam a deixar os cabelos com mais brilho e movimento. O cabo giratório e o corpo com ranhuras são ideais para enrolar os fios, já que causam mais aderência e facilitam o movimento da prancha.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para prancha de cabelo

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple