Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Comparação de preços é segredo para economizar

A- A+

O seu dinheiro é ganho com esforço e você não quer gastá-lo à toa, não é? Isso não significa que você vá deixar de comprar os produtos que quer ou precisa. Um fator fundamental para economizar é a comparação de preços antes da compra.

Em tempos de internet, felizmente, não é preciso andar de uma lado para o outro na cidade para encontrar o melhor preço e condição de pagamento. Tomando alguns cuidados, economizar na compra online é tarefa fácil.

Comparação de preços em uma loja

Hoje a comparação de preços não exige a ida até a loja. Foto: Shutterstock

Dicas para fazer a melhor comparação

Antes de mais nada, para acertar na escolha é preciso fazer a comparação entre itens com as mesmas características. Se o seu objetivo for comprar uma televisão, por exemplo, você encontrará diversos valores.

Por isso, antes de pesquisar, é importante definir as características do item que você quer. Tamanho, tecnologias disponíveis, funções e marcas devem ser decididos antes da sua comparação, pois são fatores que influenciam o preço. No caso de uma televisão, para seguir no mesmo exemplo, tamanho é documento, sim.

Outra dica é esperar o momento certo para a compra. Dependendo do item que você deseja comprar, ele pode ter previsão de queda nos preços. O celular é um exemplo clássico. Sempre que as marcas vão lançar um novo modelo, os preços do (até então) aparelho mais moderno costumam cair bastante. Se os recursos daquela versão do produto forem suficientes para você, vale a pena aguardar.

Cuidados ao fazer a comparação de preços

Se comparados às lojas físicas, muitos sites conseguem oferecer preços mais baixos, por possuir custos menores de manutenção e estrutura.

Comparação

Comparar preços na internet é oportunidade de bons negócios. Foto: Shutterstock

A internet oferece, atualmente, diversos sites especializados na comparação de preços. Mas, antes de começar a sua busca, você deve prestar atenção em alguns detalhes:

Desconfie de preços muito abaixo do mercado: sempre avalie se a oferta não é tentadora demais. Será que o site que fez a oferta é confiável? Lembre-se que nenhuma loja nasceu para ter prejuízo. É melhor pagar um pouco mais caro de uma loja estabelecida no mercado do que pagar por um produto barato, mas não receber.

Pesquise sobre a confiabilidade do site: você conhece alguém que já comprou nesta loja? Pergunte aos seus familiares e amigos, veja se alguém teve problema. Além disso, sites como o Reclame Aqui contribuem muito para que você conheça o histórico da loja virtual. Além disso, o Procon-SP mantém atualizada uma lista com sites de empresas que devem ser evitadas.

Verifique as condições do frete: o preço pode ser baixo, mas a entrega pode encarecer muito o custo do produto.

Tenha cautela com sites estrangeiros: muitos oferecem preços atraentes, e são considerados confiáveis pelos consumidores. A surpresa desagradável pode ficar, muitas vezes, por conta das altas taxas de importação que devem ser pagas na retirada do produto. Portanto, se sua intenção é comprar produtos importados, verifique os impostos antes.

Pesquise e compre

Na escolha de sites confiáveis, um dos recusos que você pode usar é o Vivo Compras, site de comparação de preços da Vivo. O serviço de ofertas permite pesquisar e comprar nos maiores sites de comércio eletrônico do País. Dá para filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônicos, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços na internet

Gostou das dicas para comparar preços em suas compras? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão