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por Vivo Seu Dinheiro

Como vender pelo Instagram: tudo que você precisa saber

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Seus clientes são apaixonados pelas redes sociais? Então, vender pelo Instagram pode ser uma boa ideia para alavancar o faturamento da empresa. Por estimular o compartilhamento de imagens, o Instagram e sua popularidade podem ser grandes aliados para quem consegue criar um apelo visual para os produtos ou serviços.

Há vantagens para o negócio, é claro, mas a tarefa não é simples. Essa é uma rede social que não permite links externos na legenda das imagens, o que tende a dificultar o processo de conversão, já que exige mais esforço de quem deseja  adquirir os produtos.

Vai vender pelo Instagram

Imagens de apelo visual são essenciais para quem deseja vender pelo Instagram. Foto: iStock, Getty Images

As vantagens de vender pelo Instagram

Com mais de 400 milhões de usuários ativos por mês, de acordo com estatísticas oficiais, o Instagram é a rede social de compartilhamento de fotos mais popular do mundo. Por meio da ferramenta, é possível acompanhar imagens de amigos, celebridades e marcas, além de comentar, curtir e repercutir as fotografias.

Como lojista, comerciante ou empresário, você precisa estar atento às tendências para descobrir como atingir o público alvo. E a resposta pode estar nas redes sociais. De acordo com a pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, conduzida pela empresa de consultoria comScore, os brasileiros são líderes mundiais no tempo gasto com redes sociais.

Além disso, a média de tempo em que ficam conectados às redes sociais supera em 60% a do resto do mundo. Segundo os dados obtidos pela comScore, o brasileiro gasta, em média, 9,7 horas por mês navegando nas redes sociais. E é justamente por isso que vender pelo Instagram pode ser uma alternativa lucrativa para a sua empresa.

Como vender pelo Instagram

Montamos um passo a passo para você vender pelo Instagram. Confira:

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo é entender se o seu público-alvo realmente faz uso e está presente na plataforma. Se as pessoas que você deseja atingir não estiverem no Instagram, de nada adianta criar uma política de vendas para a rede social.

2. Crie uma política de vendas

Como você pretende vender seus produtos e serviços? Para quem possui uma loja virtual, a tarefa é mais simples: basta colocar o endereço do site na descrição do perfil, o único espaço do aplicativo que aceita links para páginas externas.

Agora, se você não tem uma loja virtual, mas quer aproveitar o Instagram mesmo assim, é preciso pensar em alternativas. Uma solução possível é informar um telefone na legenda das fotos para que os interessados entrem em contato por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

A partir daí, é necessário negociar pelo aplicativo, exigindo confirmação de pagamento antes de enviar o produto. A recomendação vale principalmente para autonômos ou empresas com poucos clientes, que podem dedicar atenção necessária para atender aos interessados individualmente. Um endereço de e-mail também pode funcionar para esse fim.

3. Publique imagens atraentes

Com imagens de fraco apelo visual, você não conseguirá despertar o desejo de consumo entre os clientes. Procure valorizar o seu produto ou serviço com uma produção mais elaborada. Se possível, contrate pessoas especializadas nas redes sociais. Para obter os melhores resultados, talvez seja necessário recorrer a estúdios e programas de edição de imagem.

4. Jamais frustre o cliente

Essa é uma das regras principais para quem se propõe a vender pelo Instagram. Se você não consegue atender à demanda, por dificuldades técnicas, operacionais ou de pessoal, não crie falsas expectativas, nem prometa o que não pode cumprir. Cliente frustrado dificilmente volta a manifestar interesse.

5. Organize os pedidos e o estoque

Finalmente, a última recomendação é manter um controle rígido sobre os pedidos e o seu estoque. Se você criar uma política de vendas sem processos de gestão, vai acabar bagunçando a organização da empresa e o equilíbrio do fluxo de caixa.

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